No próximo dia 14, o Sesc Santo Amaro coloca em pauta os pioneirismos da luta transgênera no Brasil com a realização do Vivências Transcestrais, uma tarde de conversas, performances e serviços para a população LGBTQIAP+, realizada pelo Sesc Jovem. O evento acontece partir das 14h, e se encerra com o Baile Corpo Sem Juízo, trazendo batalhas de dança e desfile.
“Sempre falo que só o fato do nosso corpo estar vivo já é um ato político, nosso corpo fala, mesmo estando caladas no meio de uma multidão. E se a arte fosse travesti!? Ainda estamos lutando pela ‘deselitização’ desses espaços de arte, e fazer com que pessoas trans, negras e LGBTQIAP+ se sintam pertencentes é um movimento importante”, destaca Indianara Letícia, membro do projeto Sesc Jovem e idealizadora do Vivências Transcestrais.
Além das ações culturais, o público contará com serviços de utilidade pública, são eles: vacinação, orientações de saúde bucal, aferição de pressão e glicose, distribuição de preservativos e orientações sobre serviços de saúde especializados para a população LGBTQIAP+.
As rodas de conversa serão mediadas pela assistente social convidada, Iandra Freire, e trazem nomes de destaque da causa trans em diversas frentes para debater empreendedorismo feminino, oportunidades para pessoas trans no mercado de trabalho e no ensino superior, afetividades, a presença de corpos periféricos em espaços normativos, vivências de corpos não-binários, qualidade de vida e a importância da arte como ferramenta de resistência.
Logo após as rodas de conversa, o Teatro Marco Camarotti abre suas portas às 16h para o espetáculo “Cartas para Rosa”, apresentado pelo Coletivo Agridoce. A narrativa traz os sonhos perdidos de pessoas trans e travestis, cujo próprio direito ao afeto é negado pelas violências do cotidiano
A tarde se encerra com o Baile Corpo Sem Juízo, dividido em categorias de desfile, estética e dança voguing. A música fica por conta das DJs Mama Ayanami Kunoichi e Mama Thalligeira, Baixíssima, o painel de jurades será composto pelo Pioneiro Edson Vogue Guerreiras, junto a Lady Desejo Mandacaru e Ayanami Kunoichi. Chanting e comentários das batalhas com Jade China e Statement Mother Mei Jinlian China, além de performances nos intervalos com Cosmus Mandacaru, Thalligeira e Ariel Baixíssima.