O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras inicia sua passagem por Surubim, no Agreste, nesta segunda (03/07). A cidade vai receber os três circuitos: o de Criação Literária, com Manoel Cavalcante (RN); o de Autores, com Elisa Pereira (RJ) e Francisco Alves (RR); e o de Oralidades, com Lília Diniz (MA). O projeto tem como objetivos o fomento ao intercâmbio entre artistas de diferentes regiões do Brasil, o incentivo da leitura e a exploração de diversas formas de expressão e reflexão literária.
No Circuito de Criação Literária, o escritor e poeta potiguar Manoel Cavalcante realiza a oficina “Conversa(s) com Verso(s) – Diálogos sobre Literaturas Populares no Nordeste Brasileiro”, do dia 3 ao dia 7, às 19h, no Sesc Ler Surubim. Através de palestras conceituais sobre os gêneros da literatura popular, trovas e literatura de cordel, ele vai promover, no final da formação, um grande sarau com as produções desenvolvidas pelos participantes. Inscrições na Central de Relacionamento, ao preço de R$ 34. Trabalhadores do comércio e dependentes, com a Credencial Sesc em dia, têm desconto e pagam R$ 17.
No dia 19 de julho, é a vez do Circuito de Autores, ação que tem como proposta realizar um debate entre dois escritores, neste caso, a poeta Elisa Pereira, que vive em Paraty, no Rio de Janeiro, e Francisco Alves, escritor, professor, ator e diretor teatral, do estado de Roraima. Além de conversar sobre suas obras, os escritores realizam o debate sobre “As (re)existências do corpo preto poético”. A apresentação será às 19h, no Sesc Ler, com entrada gratuita.
Já no dia 20 de julho, Lília Diniz é a convidada do Circuito de Oralidades. A poeta, atriz, cantora e produtora, natural do Maranhão, vai apresentar o sarau poético “Jacá de Cantigas, Prosa e Versos”, em que mostra ao público a diversidade de suas obras literárias, inspiradas no universo cultural das histórias, costumes e tradições dos municípios maranhenses. A atividade será às 19h, no Sesc Ler Surubim.