No dia 2 de setembro, a partir das 18h30, o Sesc realiza no Theatro Cinema Guarany, como parte da programação da 14ª edição do Festival de Cinema de Triunfo, a segunda edição da Mostra Judith Quinto de Curtas. Com o tema: “Memória, Patrimônio e Pertenciamento”, serão apresentados quatro produções locais. A entrada é gratuita.
A Mostra homenageia Judith Quinto e a todas as mulheres que se relacionaram e se relacionam afetivamente e profissionalmente com o cinema. “O objetivo é propagar a produção audiovisual local, potencializando os diálogos com os realizadores e as realizadoras triunfenses sobre os processos de construção, pertencimento e efetivação do cinema na cidade”, destaca a supervisora de cultura do Sesc Triunfo, Valkíria Dias Porto.
A ação faz parte do projeto Fábrica de Criação Popular: Memória Social e Patrimônio Cultural do Sesc, que tem por objetivo desenvolver atividades que possibilitem o reconhecimento e fortalecimento das potências poéticas dos territórios através das narrativas do imaginário social e popular, salvaguardando as memórias sociais e os patrimônios culturais triunfenses a partir da sua diversidade cultural em uma perspectiva de imersão afetiva.
Os filmes selecionados para serem exibidos nesta edição da Mostra são: “Theatro Cinema Guarany: Uma longa história”, documentário produzido em 2011 pelo Cineclube Caretas; “Ser Mais que Cinza”, ficção de Daniel Figueiredo e Cineclube Caretas; “Quadrado”, documentário produzido coletivamente pelo Projeto Documentando, coordenado por Marlom Meirelles, em 2014; “Cambindas”, documentário de João Bosco Jr. do ano de 2021.
Homenageada – Judith com TH, como sempre ressaltava, nasceu no dia 24 de fevereiro de 1935. Em 1952, trabalhava no Theatro Cinema Guarany como confeiteira, vendia confeitos, pipocas, bombons e sorvete. Com o tempo, substituiu sua colega Emília Barros na bilheteria. Também participava dos grupos de teatro que se apresentavam no Guarany. Junto a ela, soma- se o seu irmão Bal, responsável pela projeção dos filmes na mesma época. Judith era conhecida por sua vitalidade, vaidade e pelo seu jeito alegre. Assim como outras mulheres sertanejas, Judith Quinto deixou seu legado na produção material e imaterial que constitui a memória de uma cultura, sendo sempre lembrada por ser uma referência cultural e histórica na memória da cidade. Judith Pereira Quinto faleceu em 14 de novembro de 2015.
O 14ª edição do Festival de Cinema de Triunfo vai acontecer de 28 de agosto a 2 de setembro, e levará debates, oficinas e exibições de longas, curtas e médias-metragens pernambucanos e nacionais ao Theatro Cinema Guarany. O evento é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com apoio do Sistema Fecomércio/ Sesc/ Senac PE, da Prefeitura de Triunfo, Secretaria de Turismo, Desenvolvimento e Lazer de Triunfo e Associação Comercial Municipal de Triunfo.
Deixe um comentário