O Sesc PE vai realizar, neste mês de setembro, uma programação gratuita para promover a literatura no interior do estado. A 1ª Mostra Nas Cordas da Poesia vai acontecer entre os dias 13 e 16 de setembro, nas cidades de Arcoverde e Buíque. A Mostra tem o objetivo de promover as expressões literárias que se manifestam através da oralidade e da relação com a música popular, como o repente e o improviso. Com oficinas, shows musicais, saraus, apresentações de cultura popular e mesas de glosa, o evento vai homenagear a poeta e repentista Mocinha de Passira, Patrimônio Vivo de Pernambuco.
As primeiras atividades vão acontecer na quarta-feira (13), no Sesc Arcoverde. A abertura é às 19h, com uma apresentação da homenageada, no Espaço Escadaria. Às 20h, tem show musical de Laís de Assis, com intervenção poética de Graça Nascimento.
Na quinta (14), ainda em Arcoverde, o músico e cantor Adalberto ministra a oficina “Amarrar de Verso em Corda de Violão”, às 14h, no Laboratório de Autoria Literária José Rabelo de Vasconcelos. Às 19h, no Espaço Escadaria, tem sarau de mulheres com Graça Nascimento, Márcia Moura e Cida Pedrosa.
Neste mesmo dia, começam as ações em Buíque. Às 10h, o poeta Diosman Avelino participa do projeto “Um Escritor na Minha Escola”, na Escola Técnica Cyl Galindo. Às 14h, tem a oficina “A Poesia Feminina como Ferramenta de Encantamento”, com a professora e poeta popular Márcia Moura, na biblioteca do Sesc Ler. Às 19h, também na unidade, tem apresentação poética de Sevi Nascimento.
Na sexta (15), as ações do dia anterior trocam de cidade. Arcoverde terá o projeto “Um Escritor na Minha Escola, com Diosman Avelino, na Biblioteca José Lins do Rêgo, do Sesc, às 10h; a oficina “A Poesia Feminina como Ferramenta de Encantamento”, com Márcia Moura, no Laboratório de Autoria Literária José Rabelo de Vasconcelos, às 14h; e a apresentação de Sevi Nascimento, no Espaço Escadaria, às 19h.
Já Buíque recebe o músico e cantor Adalberto, com a oficina “Amarrar de Verso em Corda de Violão”, às 14h, na biblioteca do Sesc Ler, e o sarau de mulheres, com Graça Nascimento, Márcia Moura e Cida Pedrosa, às 19h, na unidade.
No sábado (16), em Arcoverde, a dupla de repentistas Dimas e Rinaldo Aleixo faz uma apresentação, às 7h, no Cecora, que é o centro comercial da cidade, nas imediações dos boxes 143 e 144. A programação em Buíque começa às 8h, na feira livre da cidade, com o repente da dupla Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa. Às 18h, tem mesa de glosa com o grupo Mulheres de Repente, no anfiteatro da praça Major França. Neste mesmo local, às 20h, tem show com o grupo Cantoria Crua, encerrando a 1ª Mostra nas Cordas da Poesia.
“Celebrar as tradições literárias do Nordeste por meio da poesia popular é algo de grande relevância para a cultura pernambucana. É por isso que iremos homenagear Mocinha dePassira, a primeira mulher repentista do país, que tem uma trajetória transgressora e respeitada no Brasil e no mundo”, ressalta Pedro Teixeira, técnico de Literatura do Sesc PE.
A homenageada – Mocinha de Passira nasceu Maria Alexandrina da Silva, em 1946, na cidade de Passira, no Agreste do Estado. Ainda criança, despertou o interesse pelos versos e, aos 12 anos, quando ganhou do seu pai o primeiro instrumento musical, não deixou mais de cantarolar pelo mundo afora. Aos 15 anos, foi convidada a morar em Caruaru, com a família de Pinto do Monteiro, um dos mais renomados poetas populares e improvisadores brasileiro. Sempre à frente do seu tempo, lutou incansavelmente por um espaço em um universo dominado pelos homens. Em 1976, teve a oportunidade de participar de um disco. Gravou para o LP “Viola, Verso, Viola”, com os grandes poetas Diniz Vitorino, os irmãos Otacílio, Dimas e Lourival Batista e Zé Vicente Paraíba. Conquistou um lugar de destaque no universo do repente e do improviso, sendo reconhecida, em 2016, como Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Deixe um comentário