Uma grande celebração à cultura é o que promete a programação do Festival de Artes Lagoa do Capim, que o Sesc Ler Belo Jardim realiza, de 18 a 23 de setembro. Serão seis dias com atividades de teatro, dança, literatura, música, exposição, oficinas e rodas de conversa, na unidade e em outros pontos da cidade, todas com entrada gratuita para o público.
“A proposta é levar ao conhecimento das pessoas o que há de mais relevante na produção cultural de nossa cidade e do estado. Por isso, a grade de atrações envolve, principalmente, grupos formados aqui em Belo Jardim, mostrando que as artes são ferramentas primordiais na educação dos jovens”, ressalta Juvêncio Júnior, professor de Artes do Sesc Ler.
Durante os dias do festival, o público vai conferir as 30 imagens feitas pelo fotógrafo Jadiel da Silva, através da exposição “Olhar Singular”, em cartaz na Galeria de Artes do Sesc Ler. As fotos retratam a expressão da essência humana, enfatizando a cultura, natureza, ambientes da zona rural do município, espaços de fruição e, principalmente, as pessoas da cidade.
As artes cênicas vão ser representadas pelos espetáculos de teatro “A energia do Amor” e “O Sol e a Lua”, da Escola de Artes do Instituto Conceição Moura, pelo ensaio aberto de “De lá do Mar pra cá”, do Coletivo Grão de Teatro, do Sesc Ler, e “O idioma das Árvores”, com o Interior Coletivo, e “Maré”, do Coletivo Maré, ambos de Belo Jardim. Tem ainda a performance de dança “Ser Rizoma”, com Lane Luz, do Recife.
De literatura, o festival apresenta “Histórias do Velho do Saco”, com a Cia. Meias Palavras, do Recife, o experimento “A luz de Chão”, do Núcleo de Pesquisa em Literatura do Sesc Ler Belo Jardim, e uma etapa do Circuito 20 anos do Prêmio Sesc de Literatura, com os escritores Pedro Augusto Baia (PA) e Taiane Santi Martins (RS) e mediação de Viviane Reis, instrutora de recreação do Sesc e integrante do Núcleo.
Duas ações formativas serão realizadas: a oficina “Abayomi: O brinquedo ancestral”, com Elaine Lima, e a roda de conversa “Belo Jardim, Território das Artes”, com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Instituto Conceição Moura, artistas e coletivos da cidade e mediação de Hugo Rocha. O público vai conhecer também um pouco das memórias culturais recentes de Belo Jardim, a partir da exibição de uma coletânea de audiovisual do acervo do Sesc Ler.
O Parque Janelas para o Bitury vai receber uma série de atividades, nos dois últimos dias do Festival. Na sexta (22), as ações envolvem alunos dos cursos de cultura realizados por uma parceria do Sesc com a Secretaria de Juventude. Vai ter apresentação musical, com a turma de violão, o espetáculo “Retomada 1: Família”, com a turma do curso de teatro intermediário, e o recital “Poéticas da Juventude”, com o grupo do curso de escrita criativa. No final, tem apresentação do Grupo Cultural Boi da Gente.
No sábado (23), tem ações com integrantes do Sesc Ler: o “Baú Literário”, promovido pela biblioteca, apresentação cultural do Girassol, grupo de pessoas idosas da unidade, e o espetáculo “No Rastro do Encantado”, do Coletivo Poeira. Ainda tem o teatro de lambe-lambe “A vida por uma brecha”, com grupo do Sesc Arcoverde e a performance do Coco Raízes de Arcoverde, fechando a edição 2023 do Festival de Artes Lagoa do Capim.
Programação
Segunda (18/09)
ARTES VISUAIS
Exposição “Olhar Singular”, do artista Jadiel da Silva (Belo Jardim)
Horário: das 8h às 13h e das 14h às 18h
Local: Galeria de Artes do Sesc Ler Belo Jardim
TEATRO
10h | Espetáculo “A energia do Amor”, da Escola de Artes do Inst. Conceição Moura (Belo Jardim)
Local: Sala de música do Sesc Ler Belo Jardim
15h | Espetáculo “O sol e a lua”, da Escola de Artes do Inst. Conceição Moura (Belo Jardim)
Local: Sala de música do Sesc Ler Belo Jardim
LITERATURA
19h30 | “Histórias do Velho do Saco”, com a Cia. Meias Palavras (Recife)
Local: Sesc Ler Belo Jardim
Terça (19/09)
AÇÃO FORMATIVA
Política Integrativa
9h | Oficina “Abayomi: O brinquedo ancestral”, com Elaine Lima (Belo Jardim)
Local: Sala de teatro do Sesc Ler Belo Jardim
LITERATURA
15h30 | “Histórias do Velho do Saco”, com a Cia. Meias Palavras (Recife)
Local: Sesc Ler Belo Jardim
AUDIOVISUAL
19h30 | Exibição de coletânea de audiovisual sobre a memória cultural recente de Belo Jardim (Acervo Sesc Ler Belo Jardim)
Local: Sala de teatro do Sesc Ler Belo Jardim
AÇÃO FORMATIVA
20h | Roda de conversa “Belo Jardim, Território das Artes”, com representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Instituto Conceição Moura, artistas e coletivos da cidade, com Mediação de Hugo Rocha
Local: Cine Teatro Cultural
Quarta (20/09)
TEATRO
10h e 15h | Ensaio Aberto “De lá do Mar pra cá”, do Coletivo Grão de Teatro do Sesc Ler Belo Jardim
Local: Sala de música do Sesc Ler Belo Jardim
LITERATURA
19h30 | Experimento “A luz de chão” (Núcleo de pesquisa em Literatura – SESC Belo Jardim)
Local: Auditório da FBJ
20h | Circuito 20 anos do Prêmio Sesc de Literatura, com Pedro Augusto Baia (PA) e Taiane Santi Martins (RS) e mediação de Viviane Reis (Núcleo de Pesquisa em Literatura do Sesc Ler Belo Jardim)
Local: Auditório da FBJ
Quinta (21/09)
TEATRO
15h30 | “O idioma das Árvores”, com o Interior Coletivo (Belo Jardim)
Local: EREM de Belo Jardim
DANÇA
19h30 | Espetáculo “Ser Rizoma”, com Lane Luz (Recife)
Local: Biblioteca da FBJ
Sexta 22/09
Circulação da Juventude
18h30 – Experimento teatral: ” Retomada 1: família”
19h10- Apresentação Musical, com os alunos do Curso de Violão / Secretaria de Juventude
19h30 – Recital Poéticas da Juventude, com os alunos do Curso de Escrita Criativa / Secretaria de Juventude
19h50- O Idioma das árvores (Interior Coletivo)
20h30– Apresentação Cultural com o Grupo Boi da Gente
Local: Complexo Cultural da Estação
Sábado (23/09)
15h – Baú Literário (Ação da Rede de Biblioteca SESC)
15h30 – Grupo Girassol (Belo Jardim-PE)
16h – Teatro de Lambe-lambe “A vida por uma brecha” (SESC Arcoverde-PE)
17h – No Rastro do Encantado (Coletivo Poeira – Belo Jardim-PE)
19h – Coco Trupé de Arcoverde (Arcoverde-PE)
Local: Complexo Cultural da Estação
Deixe um comentário