Estão abertas as inscrições para mais uma formação do projeto Sesc Dramaturgias que será realizada em Garanhuns, no período de 25 a 29 de setembro. É a Oficina de Atuação e Cena Performática: Corpos e Mídias Técnicas de Som e Imagem, com a atriz e diretora Marília Guimarães Martins. As aulas vão ser realizadas no Centro Cultural Sesc, sempre das 19h às 22h. Para se inscrever, há duas maneiras: presencialmente, na Central de Relacionamento do Centro Cultural ou pelo site http://digital.sescpe.com.br. A taxa é de R$ 44. Trabalhadores do comércio e dependentes, em dia com a Credencial Sesc, têm desconto e pagam R$ 22.
A oficina tem como objeto de estudo o texto “As Três Irmãs”, de Anton Tchekhov. Nas aulas, os participantes escolhem uma personagem e uma das oito cenas da peça propostas para a formação. A partir daí, atrizes e atores vão criar cenas em grupo, em que os seus corpos devem estar, necessariamente, em fluxo de trocas com imagens em movimento (filme) ou estáticas (foto), com os sons (de todos os tipos) e palavras que podem aparecer na cena.
Um detalhe importante para a dinâmica da oficina: os participantes já precisam chegar aos encontros, tendo lido a peça “As Três Irmãs”, de Tchekhov. Um dos objetivos da formação é lançar as atrizes e atores em um campo de experimentação e de criação junto a meios técnicos de imagem e som, com o intuito de perceberem os fluxos entre corpos, vozes e tecnologias, como, de fato, já ocorre na vida contemporânea.
A facilitadora – Marília Guimarães Martins é atriz e diretora. Tem em seu currículo mais de 30 peças de teatro, além de já ter atuado em cinema e em novelas das redes Globo e Record. Foi coordenadora e diretora artística do Núcleo de Radiodramaturgia da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), onde dirigiu e atuou em mais de 60 peças de radioteatro, veiculadas nas Rádios MEC e Nacional.
Sesc Dramaturgias – O projeto do Sesc Brasil promove a formação, experimentação e intercâmbio artístico e cultural entre artistas, pesquisadores e profissionais de artes cênicas com o público, buscando a reflexão, criação e a pesquisa dramatúrgica, fomentando processos criativos, por meio de oficinas e bate-papos.
Deixe um comentário