O Sesc Ler Surubim realiza, nesta sexta-feira (29/09), o encerramento do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), edição 2023, desenvolvido pelas turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e do Atendimento Educacional Especializado. Os alunos e alunas promovem uma feira de empreendedorismo, das 8h30 às 11h, no ginásio poliesportivo da unidade, com entrada gratuita para o público. O tema deste ano é “Promovendo a Inclusão, Diversidade e Equidade”.
Durante o ano letivo, os estudantes adquiram conhecimentos e foram incentivados a criar uma empresa coletiva. Para isso, assistiram a aulas sobre produtos, como identificar o público-alvo, estudar a formatação de logos, produzir estratégias de vendas, manusear dinheiro e elaborar propagandas.
Na feira, vão ser comercializados produtos e serviços criados pelos próprios estudantes, com preços que variam de R$ 1 a R$ 15. A Loja das Plantas Felizes é a da turma do Pré II, que vai vender mudas de plantas. O Pré III criou a Loja Cultura, com ponteiras de lápis e porta-lápis. A lojinha EJA Artesã Sesc é a dos alunos da EJA. A turma dos módulos I, II expõem panos de pratos ornamentados. Já a turma dos módulos III e IV comercializam telhas decorativas.
As seis turmas do Ensino Fundamental se dividiram da seguinte forma: o 1º Ano está com a loja Sesc Toys, que vende brinquedos de origem indígena e africana; o 2º Ano (manhã) dirige a Mondo Afro, com acessórios e artigos de decoração; o 2º Ano (tarde) produziu pesos de porta, com frases sobre diversidade e expõem na loja Decorando seu Lar.
Os alunos do 3º Ano confeccionaram pendentes com a bonequinha Abayomi para a loja Mama África. A Brinquedolândia, do 4º Ano, é uma locadora de brinquedos. A Culturas e Sabores é o ponto das comidas preparadas pelos alunos do 5º Ano. A turma do Atendimento Educacional Especializado (AEE) traz ao público chaveiros e bolos regionais na Sweet Inclusion.
“Nesse período, foram abordados estudos sobre prática do empreendedorismo na educação básica. Além disso, envolvemos estudos sobre a cultura e a diversidade existentes em nosso país, promovendo debates e reflexões sobre a inclusão e a equidade. O objetivo é diminuir ainda mais o racismo no ambiente escolar e ampliar o conhecimento sobre nossas raízes culturais”, explica Gisele Tamires Nascimento da Silva, professora da Escola Sesc de Surubim.
Deixe um comentário