As fanfics, muito popularizadas nas plataformas digitais pela criação de histórias sobre situações ou personalidades, está muito além das imaginações compartilhadas nos espaços online. E é para conhecer a histórias dessas ficções e conduzir escritores ou aspirantes à atividade que o Sesc vai promover a oficina “Fanfic – se essa história fosse minha”.
A atividade integra o projeto literário nacional “Arte da Palavra”, do Sesc Brasil, que circula o país com ações formativas. “A prática de escrever textos baseados em outros e antiga, mas só na década de 1970 surge o termo ‘fanfic’, quando os fãs da saga Star Track criaram textos sobre os rumos da história”, explica Juane Vaillant (ES). Formada em Comunicação Social, a produtora audiovisual e cultural e escritora vem ao Grande Recife ministrar duas oficinas sobre o tema.
A primeira, no Sesc Santa Rita, de 16 a 20 de outubro, e a segunda, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, pelo Sesc Piedade, de 23 a 27 deste mês também. As inscrições estão abertas no https://digital.sescpe.com.br/ e custam R$ 22 para comerciários e dependentes e R$ 44 para o público geral. Para participar, é necessário apenas idade mínima de 14 anos e ter interesse por esse universo.
O objetivo das oficinas é incentivar a escrita, auxiliando na criação de personagens e enredos. Para isso, durante os cinco dias, Juane vai contar a história do gênero, explicar sobre utiliização de termos e direitos autorais, analisar fanfics famosas, além de acompanhar a produção dos alunos durante as aulas. “Será uma boa oportunidade de desenvolver histórias que estão paradas ou esquecidas, mas também de começar aquela ideia que está na sua cabeça há tanto tempo”, comenta.
Deixe um comentário