De 18 a 20 de outubro, o Sesc Petrolina e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, vão realizar a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, a iniciativa gratuita vai acontecer na unidade, com oficinas, exposições, palestra e tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, inovação, riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
Durante os três dias de programação, o público poderá visitar gratuitamente no ginásio do Sesc, as exposições: “Chico Ciências”, do Espaço Arte, Ciência e Cultura da Univasf (EACC); “Museu Tecnológico”, do IF Sertão; “Produção de Jogos Minecraft na Impressora 3D”, com a ETE Professora Maria Wilza Barros de Miranda; “Pesquisa para Desenvolvimento Sustentável”, da Embrapa Semiárido. Além das instituições citadas, também são parceiros do SNCT, a Univasf, Uninassau, Museu de Ciência Ricardo Ferreira, Nano3 e Facepe.
Na quarta-feira (18), as atividades terão início às 8h, com a oficina “Métodos de Análise e Qualidade da Água”, para estudantes do Ensino Médio, com a pesquisadora da Embrapa, Paula Tereza Souza Silva. Às 9h, no Teatro Dona Amélia, teremos a palestra “Inovação Tecnológica na Revitalização do Velho Chico”, que será ministrada pelo ambientalista e escritor, Victor Flores. No mesmo horário, será realizada a oficina “Introdução ao Arduíno”, uma plataforma que possibilita o desenvolvimento de projetos eletrônicos. Voltada para estudantes do Ensino Médio, a oficina terá como instrutor o professor Marcos Antônio Pinto Ribeiro, graduado em licenciatura em Física pela UFRPE e especialista em Ensino de Matemática.
No segundo dia de programação (19), às 8h, estudantes do Ensino Médio participarão da oficina “Os ODSs na Embrapa e os Desafios da Sustentabilidade”, com a engenheira agrônoma e pesquisadora da Embrapa, doutora Alineaurea Florentino Silva. Às 8h30, outro grupo de estudantes do Ensino Médio poderá vivenciar a oficina “Explorando a Ciência Além do Visível”, que será ministrada pelo mestre em Ciências, especialista em Ensino de Química e em Educação de Jovens e Adultos, Sidney Simplício. À tarde, a partir das 13h30, a oficina “Produção de Sabão Ecológico: Minimizando os impactos Ambientais”, terá como instrutoras a professoras de Química Edjane de Souza Campo e Mirelly de Lima Rodrigues.
Na sexta-feira (20), último dia do evento, a programação acontecerá apenas no turno da tarde. Voltada para estudantes de 13 a 17 anos, às 13h30, será oferecida a oficina “Produção de Artesanato Digital com Material Descartado em Coleta de Lixo Eletrônico”, os oficineiros serão: o especialista em Administração de Sistemas de Informação e em Docência Profissio
Às 14h, terá início a oficina “Nutris em Ação: Explorando os Sabores Culinários com o Reaproveitamento Integral dos Alimentos”, direcionada a crianças de 6 a 11 anos. Os instrutores serão os estudantes de Nutrição, Paulo Igor da Silva Gomes, Ana Maria Gonçalves Araújo e Willames dos Santos Lima. No mesmo horário, acontecerá a oficina “Produção de Materiais de Higiene Pessoal”, para estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A orientação será do professor de Química, mestre em Ciência dos Materiais, Geraldo Junior.
Não é necessário se inscrever para participar da palestra e visitar as exposições. As vagas são limitadas para as oficinas e os estudantes devem se inscrever por meio do telefone (87) 3866-7463.
Deixe um comentário