Como lidar com questões delicadas, a exemplo da morte? Esta é a pergunta que a pedagoga Érica Verçosa busca responder no curso “Pode entrar, Dona Morte! – Diálogos sobre o viver e o morrer a partir das histórias”. A formação acontece no Centro Cultural Sesc, em Garanhuns, de 24 a 28 de outubro. As inscrições estão abertas, na Central de Relacionamento da unidade.
O curso visa contribuir com profissionais da educação, da saúde e de outras áreas, para que possam abordar temas delicados e difíceis, como as questões ligadas à morte. Nos encontros, a literatura será a fonte de estudos, já que as histórias podem fornecer um solo seguro para a abertura de conversas sobre as dores e dificuldades, principalmente relacionadas às perdas.
A dinâmica será em grupo. Os participantes vão se conectar com cada história compartilhada e, aos poucos, reconhecer as suas relações com o tema. Trata-se de um convite aos alunos e alunas para se encorajarem e incluírem histórias literárias sobre a morte, em suas atividades e, assim, abrir espaços para a escuta afetiva de crianças, adolescentes e pessoas adultas.
A taxa de inscrição custa R$ 100. Trabalhadores do comércio e dependentes, com a Credencial Sesc em dia, têm desconto e pagam R$ 50. As aulas vão ser realizadas, da terça (24) à sexta (28), na Sala de Teatro do Centro Cultural Sesc, sempre das 18h às 22h.
A facilitadora – a pedagoga Érica Verçosa é especialista em literatura infantil e juvenil, estudante de Arterapia, com experiência de mais de 10 anos em desenvolvimento de grupos e redes de leitura pelo Brasil. É uma das integrantes do Cedinho (Centro de Educação e Desenvolvimento Integral), com sede no Recife, que presta serviços de consultoria em educação, cultura e desenvolvimento de terapias integrativas.
Deixe um comentário