A seleção dos premiados para a 15ª edição do Salão UNICO de Arte Contemporânea, uma iniciativa do Sesc, foi finalizada após as inscrições e a análise pela comissão do projeto. Nove propostas artísticas, uma curatorial e uma educativa receberam a chancela para integrar o UNICO. A lista dos eleitos pode ser conferida clicando AQUI.
As propostas foram escolhidas por sua singularidade, viabilidade e sua capacidade de dialogar com a temática do Salão e com os aspectos propostos pelo Edital. Neste ano, o tema central foi a conexão entre a produção cultural das periferias e a arte contemporânea.
Na próxima fase do projeto, haverá residência online para todos os inscritos, mesmo aqueles não aprovados, com formações em expografia, curadoria e processos artísticos. Aos premiados, além de exporem suas obras em exposições ainda este ano, receberão premiação de R$ 2,5 mil cada.
Seletiva
Os trabalhos inscritos, entre os dias 18 de setembro e 25 de outubro, foram avaliados pelos seguintes membros da comissão: Yony Seres, curador da edição atual do projeto; Elys Fonseca, instrutora de atividades artísticas do Sesc Petrolina; Rafael Santos, técnico de artes visuais do Sesc Garanhuns; Tácio Russo, coordenador do UNICO; e Joana Faustino, estagiária de artes visuais do Sesc Pernambuco.
Sobre o Salão UNICO de Arte Contemporânea
O Salão UNICO é um evento anual promovido pelo Sesc, que destaca artistas visuais, curadores e arte-educadores, criando uma plataforma para a expressão artística contemporânea e o diálogo cultural. Cada edição traz uma temática única e busca explorar a diversidade da produção artística em Pernambuco.
Aprovadas:
Galeria Ana das Carrancas – Petrolina
NOVOS TERRITÓRIO: RITUAIS PARA ABRIR CAMINHOS – Santiago
RAÍZES E FLORES: NARRATIVAS AFRO-BOTÂNICAS – Leticia Rodrigues
ALIMENTO – Lissa Andrade
Galeria Corbiniano Lins – Santo Amaro
AGARRA – Stefanie Calado
REGRAS PARA UMA ARTE SELVAGEM EM MEIO À URBE- Gabriela Alves LUGAR NENHUM ENTRE O MAR E A GOTA – Anderson Sang
Galeria Casa Amarela
ANTROPOZOOMETRÓPOLES – Geni de Araújo Castro
O POVO AINDA QUER CASA – Ícaro Galvão
PASSAGENS SINTOMÁTICAS – Mellanie Nascimento
Proposta Curatorial
A que Sonhos Servem as Ruínas ? – Ana Gabriella Aires
Proposta Educativa
Veredas: territórios do sentir – Jamille Barros
Deixe um comentário