Fórum Sesc da Longevidade vai acontecer nos próximos dias 16 e 17, com palestras e debates gratuitos na Unicap. Abertura terá presença do secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Alexandre Silva
O percentual de pessoas com mais de 60 anos no Brasil chegou a 15,8%, de acordo com dados apresentados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda de acordo com ele, o número significa o aumento de 46% desses indivíduos, em comparação ao Censo de 2010. Diante dessa realidade e da urgência de discutir a qualidade de vida dessa população, Recife vai sediar a quinta edição do Fórum Sesc da Longevidade, nos próximos dias 16 e 17. As inscrições para participar são gratuitas e estão abertas na plataforma SescPE Digital.
“É urgente pensar em como a sociedade se relaciona com a pessoa idosa, de que forma garante seus direitos e pensa em políticas e práticas que levem bem-estar, segurança e protagonismo para ela. E é ainda mais simbólico esse aumento ser registrado em 2023, com o marco dos 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa”, analisa Mônica Buarque, coordenadora de Assistência e Bem-Estar do Sesc Pernambuco e organizadora da iniciativa. O Fórum acontece presencialmente no Bloco G e nos auditórios G1 e G2 da Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista, e contará com algumas transmissões ao vivo. Clique no link e acompanhe: https://www.sescpe.org.br/forumdalongevidade/.
Com o tema “As Políticas Públicas no processo de envelhecimento: 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, um Direito de Envelhecer”, o Fórum espera a participação de aproximadamente 600 pessoas, em especial pessoas idosas, profissionais e estudantes de áreas que atuam no envelhecimento. Durante os dois dias, o público poderá assistir a palestras e debates, que vão considerar abordagens como aspectos jurídicos, raça, gênero, entre outros.
A abertura da programação será às 14h com Alexandre Silva, secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, falando sobre o tema desta edição. Em seguida, Valdenice José Raimundo, doutora em Serviço Social e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Raça, Gênero e Políticas Públicas da UNICAP, vai discorrer sobre “O protagonismo e empoderamento da pessoa idosa: Os desafios do envelhecimento negro, a luta pelo direito de viver com dignidade”. Encerrando a programação do primeiro dia, Colly Holanda, geógrafa, escritora, promotora cultural e intérprete vai apresentar “O protagonismo e empoderamento da pessoa idosa: Experiência com a literatura, a partir do processo de envelhecimento”.
O segundo dia de atividade terá início às 9h. Até 17h, serão discutidos “Envelhecimento da Pessoa Idosa com deficiência”, “Estatuto da Pessoa Idosa e seus principais aspectos jurídicos”, “A invisibilidade da pessoa idosa desde a rua até a institucionalização”, Garantia de direito para o envelhecimento LGBTQIAP+”, “Como as Políticas públicas podem assegurar o envelhecimento ativo da população idosa?” e o momento de lançamento nacional da cartilha digital, elaborada pelo Conselho Regional de Psicologia, em comemoração aos 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa / Ginástica para o Cérebro: Ressignificando o processo de envelhecimento”.
Além dessas atividades, o Sesc vai levar para a Sala Aquário da instituição o Espaço Viver Bem, com serviços de massoterapia, vivências de yoga, nutrição e ginástica para o cérebro. Os momentos vão acontecer nos intervalos da programação.
Deixe um comentário