Turma da Faculdade Aberta 50+ terá solenidade nesta quinta-feira (30), no Sesc Santa Rita. Estudantes com mais de 50 anos aprenderam sobre direitos, empreendedorismo e saúde, além de conquistar autonomia e independência
Uma sala de aula que tem como lição principal o resgate da autoestima, o empoderamento e o incentivo para que alunos e alunas voltem a sonhar. Isso fica ainda mais significativo quando a turma é formada por pessoas com mais de 50 anos. É essa, a proposta da Faculdade Aberta 50+, criada pelo Sesc Pernambuco.
A primeira turma do projeto no Grande Recife vai celebrar a formatura de conclusão da turma, formada por 30 alunos com idade a partir de 50 anos. Eles voltaram ou vivenciaram pela primeira vez a experiência de sala de aula, que teve início em março deste ano. O evento será no próximo dia 30 de novembro, às 16h, no Sesc Santa Rita
“É transformador olhar para o início da turma e perceber o quanto cada pessoa conquistou seu crescimento, lidou com suas questões, obteve consciência de seus direitos, capacidades e potencialidades”, comenta Eduarda Araújo, Assistente Social do Sesc Santa Rita.
A formação teve duração de oito meses, com aulas semanais, nas tardes das quintas-feiras, e contou com a parceria da Universidade de Pernambuco, Ordem dos Advogados do Brasil – PE e do Sebrae. A metodologia foi estruturada em quatro eixos, que contaram com atividades teóricas e práticas: “Envelhecimento, Direitos Humanos e Cidadania”, “Bem-estar, saúde e qualidade de vida”, “Inclusão digital” e “Empreendedorismo e Marketing Digital”.
Os módulos se dividiam em outros temas, como direitos Humanos e da Pessoa Idosa, saúde e qualidade de vida; cognição e demência; saúde bucal; Doenças Sexualmente Transmissíveis; como acessar internet e utilizar as redes sociais; o que são aplicativos e sus finalidades. Também sobre Empreendedorismo, Educação Financeira e criação de negócios e como vender online. “Foi nossa primeira edição e um sucesso. Já estamos nos organizando para abrir as próximas turmas. Devido à grande procura, teremos duas em 2024, e as matrículas devem iniciar em fevereiro”, adianta Eduarda.
Faculdade Aberta 50+: criada em 2015 pelo Sesc Pernambuco, a iniciativa teve a sua metodologia revisada para atender às demandas das pessoas com idade a partir de 50 anos, surgidas ao longo desse projeto. “Elas, muitas vezes, aposentam-se de seus trabalhos e não estão preparadas para esse momento de ruptura, quando tinham uma vida inteira produzindo e de repente se vê sem nenhuma ocupação. Diante dessa demanda, revisitamos a metodologia do projeto e ampliamos a faixa etária e os conteúdos do projeto”, comenta Mônica Buarque, coordenadora de Assistência e Bem-estar do Sesc Pernambuco. Além de ser realizado no Sesc Santa Rita, o projeto está acontecendo também nas unidades de Goiana e Garanhuns, somando 85 pessoas idosas formadas neste ano. A perspectiva é iniciar mais uma turma em São Lourenço da Mata, com expectativa de atender, em 2024, 150 pessoas em todo o estado de Pernambuco. “É um projeto tão necessário, urgente e rico que começou a ser exportado para outras regiões do país, onde o Sesc atua, ampliando nosso atendimento à população idosa no Brasil”, conta Mônica.
Boa tarde meu nome Naltemir da Silva Bezerra sou comerciário aposentado minha credencial é plena eu sempre vou para Rio de janeiro fico no Sesc tou muito feliz com tudo isso que o Sesc fazendo bravo. mim deixe sempre ✋ informado