O Sesc Ler Surubim é parceiro do Memorial dos Severinos na produção do Festival Mamulengá 2024. O evento cultural que celebra as tradições do folclore pernambucano será realizado de 12 a 14 de janeiro, no Memorial do Severinos, também conhecido como Parque dos Mamulengos Gigantes, que fica em Lagoa Nova, Surubim. A programação é gratuita.
O Mamulengá deste ano vai homenagear João de Cordeira, mestre de Caboclinhos da cidade de João Alfredo, Agreste de Pernambuco. As atividades incluem apresentações de mamulengo, rodas de ciranda e coco, cortejo folclórico, ações de literatura, feira de artesanato, exposição de artes, palestra e oficina.
Na sexta (12), às 16h, o festival começa com um tour ecocultural pelo Memorial dos Severinos, guiado por Severino Iabá, criador do Parque dos Mamulengos, e o Mestre Zé Severino. Às 17h, no mesmo local, tem entardecer musical e poético, com Mac Sedícias e Biuzinho do Violão. E às 18h, Noé da Ciranda realiza uma roda de coco e ciranda, com participação do público.
No sábado (13), as atividades também começam às 16h, com Biuzinho do Violão. Às 16h30, o Grupo de Experimentações Literárias do Sesc Ler Surubim realiza um sarau poético. Às 17h, Severino Iabá ministra a palestra “Vida e Arte Severina”. Às 18h, tem exibição do documentário “Cabocolino”, de João Marcelo Alves, e homenagem a João de Cordeira, mestre do caboclinho. Às 18h30, tem roda de coco com Klebson de Oliveira.
No domingo (14), a programação do Mamulengá começa logo cedo, às 9h, com a oficina “Da criação à manipulação de mamulengos”, com o Teatro História do Mamulengo Mestre Bila, da cidade de Glória do Goitá. Às 10h, Severino Iabá promove a oficina de dança de roda para mulheres, com o grupo folclórico “As Josefinas de Lagoa Nova”.
Às 15h, tem literatura, música e meio ambiente ao pé do juazeiro, aberto aos artistas. Às 16h, começa o cortejo folclórico, com o Boi Surubim, Balé Municipal de Surubim, As Josefinas de Lagoa Nova, Grupo de Caboclinhos do Sítio melancia de João Alfredo, entre outros. Às 17h30, Jô de Surubim apresenta a contação de histórias “Contos Populares”. Às 18h, o Mestre Bila comanda a apresentação do Teatro História de Mamulengo, e às 19h, encerrando o festival, acontece mais uma apresentação de música e dança com Noé da Ciranda.
Além de todas estas atividades culturais, o Festival Mamulengá conta ainda com exposições de artes dos mestres Joel Severino e Zé Severino, feirinha de artesanato, doação de sementes de árvores nativas e venda de comidas típicas da região.
“Promover a cultura popular, levando arte para todos os públicos, é uma das missões do Sesc. Por isso, a parceria com o Memorial dos Severinos, na produção do Mamulengá 2024, nos faz acreditar que as nossas tradições vão perpetuar por muitas gerações”, ressalta Lucenilda do Espírito Santo, supervisora de Cultura do Sesc Ler Surubim.
Deixe um comentário