Um personagem que representa, através de suas vestes, a cultura popular da Mata Central pernambucana. Assim é Dom Pirrito, rei de mundo cheio de encantos e tradições, que o escritor Rafael Setestrelo apresenta no romance cujo título tem o nome do seu protagonista. O autor é o convidado do bate-papo literário que o Sesc Caruaru realiza, em parceria com a Editora Arrelique, nesta quarta (28/02), às 19h, na Biblioteca Álvaro Lins, com acesso gratuito.
Na conversa com o público, Rafael, que é professor de Língua Portuguesa, no IFPE Campus Vitória de Santo Antão, vai abordar temas que têm relação com a sua obra e sobre métodos de escrita e a produção literária. Sobre o livro “Dom Pirrito”, Setestrelo vai falar sobre a cultura da Mata Central de Pernambuco, da qual faz parte o município de Vitória de Santo Antão, e como os elementos destas tradições o influenciaram na composição do personagem.
As vestimentas do protagonista lembram, por exemplo, o folguedo, o maracatu e o reisado. Adereços como a rabeca, lança, burrinha (aqui representada pelo cavalo-marinho), e o chapéu de couro fazem parte do figurino do personagem. O romance “Dom Pirrito”, publicado pela Editora Arrelique, de Caruaru, foi o grande vencedor do prêmio Mar que Arrebenta, na edição de 2023.
O autor – Rafael Setestrelo, pseudônimo de Rafael Augusto Costa de Oliveira, nasceu em Vitória de Santo Antão. Desde 2012, desenvolve, junto com estudantes do IFPE, o projeto LireAtos, que trabalha com poesia, teatro e mamulengo. Autor de poesias, peças e narrativas, também publicou “Dylan Pajeú” (CEPE, 2002), vencedor do 7º Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura.
Deixe um comentário