A tradição da mariscagem, uma profissão que gera renda, gastronomia, vestuário e turismo nas regiões de mangue do Litoral pernambucano, é tema da nova exposição do artista plástico e ilustrador Java Araújo, que entra em cartaz na Galeria de Artes do Sesc Ler Belo Jardim, nesta sexta-feira (05/04). A vernissage de abertura de “Sereias do Mangue – Encantos das Marisqueiras de Aver-O-Mar” será às 19h30, com entrada gratuita.
Ao todo, são 15 quadros com as ilustrações de Java, criadas a partir de uma experiência sua no manguezal de Aver-O-Mar, no município de Sirinhaém. “Durante um pequeno período, vivenciei o pouco do mangue e o trabalho das marisqueiras, histórias e a relação harmoniosa com a natureza. Uma interação rica em trocas culturais, aprendizados sobre a ecologia do manguezal e a observação da beleza que emerge dessa convivência”, relembra o artista.
Entre as obras que estarão expostas estão quatro painéis, cada um com dois metros de altura. Na abertura, Java Araújo e o curador da mostra, o gestor cultural Carlito Person, vão apresentar ao público mais detalhes de toda a criação, que traz a fusão entre a beleza natural dos mangues, das marisqueiras e da fantasia que permeia o trabalho do artista plástico.
“Não é apenas uma mostra de arte, mas uma celebração da simbiose entre a natureza e a cultura, proporcionando uma experiência imersiva e única para todos os visitantes. Esperamos que cada obra conte uma história e inspire reflexões sobre a importância de preservar nosso meio ambiente e valorizar as comunidades que o sustentam”, comenta Java.
A exposição “Sereias do Mangue – Encantos das Marisqueiras do Aver-O-Mar” fica em cartaz até 5 de julho de 2024. A visitação é gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para o agendamento de grupos, basta fazer contato com a Central de Relacionamento do Sesc Ler Belo Jardim, pelo telefone (81) 3726.1576 ou pelo Whatsapp (81) 99169-3242.
Deixe um comentário