No mês de abril é comemorado o Dia Nacional da Caatinga (28), único domínio morfoclimático e bioma exclusivamente brasileiro. Para comemorar a data, a Galeria de Artes Ana das Carrancas, no Sesc Petrolina, recebe de 20 de abril a 26 de maio, a exposição “Laboratorium CAÁ-T-ENGA”, das artistas Ariel Farfan, Edson Macalini, Jussara Damasceno, Maysa Castro e Tacylla Oliveira. O vernissage acontece no dia 19 de abril, às 19h, com a presença das artistas.
A mostra, coordenada por Edson Macalini, propõe uma fusão entre arte e ciência, utilizando o território da Caatinga e ambiente acadêmico como fonte de inspiração e pesquisa. Os laboratórios de microbiologia, conservação de fauna e recuperação de áreas degradadas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) serviram de fontes da riqueza visual da fauna e flora do bioma. A exposição convida os visitantes a explorarem um emaranhado poético de objetos coletados, leituras, escritas e procedimentos criativos, transformando o espaço expositivo em um espaço de experimentação e descoberta.
As visitas à galeria podem ser feitas de quarta a sexta-feira, das 8h às 19h, aos sábados, das 16h às 20h, e domingos das 12h às 16h. Grupos e escolas também podem agendar visitas mediadas, por meio do telefone (87) 38667454.
De acordo com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, a Caatinga segue ameaçada pelo desmatamento de sua área, principalmente por atividades de pecuária e agricultura. A degradação do solo e a diminuição da cobertura vegetacional também têm contribuído para o aumento de processos de desertificação.
Foto: Lys Valentim/Divulgação
Deixe um comentário