Amir Haddad e Maurício Tizumba, homenageados da edição, participam de encontros abertos ao público em agenda que inclui debates, Feira Criativa e espetáculos teatrais
Integrando a programação do Festival Palco Giratório, maior projeto de artes cênicas em circulação no país, acontecem neste sábado (25) encontros, debates e espetáculos movimentando o centro do Recife. Entre os destaques, rodas de conversa com os homenageados da edição, os artistas Maurício Tizumba e Amir Haddad.
A entrada é gratuita para as rodas de conversa e performances em praças públicas, já nos teatros os ingressos vão de R$15 (meia-entrada para estudantes, comerciários e seus dependentes) a R$30 (inteira), com vendas antecipadas no site (palcogiratorio.sescpe.com.br/).
Pela manhã, a partir das 9h, acontece debate crítico na Livraria do Jardim, situada na Rua Manoel Borba, bairro da Boa Vista, área central do Recife. Na pauta, os espetáculos “Vento forte para água e sabão”, da Cia Fiandeiros (PE), e “Herança”, da Cia Burlantins (MG), ambos encenados no dia anterior (24/05).
O momento contará com a presença de Maurício Tizumba, um dos homenageados desta edição e que integra o elenco de “Herança”, narrativa sobre o resgate das heranças culturais afro-brasileiras. Sob a direção de Grace Passô, Tizumba compartilha histórias íntimas no palco ladeado por Júlia Tizuma e Sérgio Pererê.
À tarde, a programação se concentra na Praça do Campo Santo e no próprio Sesc Santo Amaro, situado em frente à Praça. A partir das 14h acontece a Feira Criativa, na Praça, reunindo empreendedores locais, com opções de artesanatos, antepastos e acessórios, além de performances abertas ao público, com o Caboclinho Canidé (PE), às 15h. Em seguida, o Pensamento Giratório toma conta da Praça, às 16h, com Amir Haddad, segundo homenageado do festival, e o Grupo Tá Na Rua (RJ), provocando reflexões sobre Arte Pública, política públicas destinadas a este setor e as influências do coletivo na configuração do teatro de rua no Brasil.
Além da Feira e Debates, o sábado também contará com espetáculos para todas as idades. No Teatro Marco Camarotti, dentro do Sesc Santo Amaro, será encenado “Cantigas de Fiar”, da Cia Fiandeiros (PE), às 14h. Com músicas escritas por André Filho e Samuel Lira, que assinam respectivamente a direção geral e musical, resgatam trilhas sonoras que embalaram espetáculos infantis no Recife. André, diretor da companhia, também é homenageado do Seminário Teatro Para Infâncias, que reuniu profissionais – de 20 a 24 de maio – para discutir práticas pedagógicas e do fazer teatral direcionado às crianças.
Diretamente de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, o coletivo Teatro de Retalhos traz o espetáculo Riso Interior, um tributo ao Circo Brasileiro, no Teatro Capiba (Sesc Casa Amarela), às 19h. Provocando releituras de números tradicionais do fazer circense, palhaços e palhaças encantam todas as idades.
Já o Teatro do Parque recebe o premiado espetáculo “Alguém para fugir comigo”, do Coletivo Resta 1 (Recife), às 20h. Em cena, os personagens portam malas cheias de fotos e outros objetos que carregam histórias de fuga, desencontros e as injustiças sofridas pelas camadas subalternas das sociedades em várias épocas. Egresso do Curso de Interpretação para Teatro do Sesc Santo Amaro, traz no currículo prêmios de Melhor Espetáculo Adulto, Melhor Direção e Melhor Iluminação, recebidos nos Prêmios APACEPE de Teatro (2017).
Amir Haddad ainda circula pelo Recife no domingo (26), com o espetáculo “Zaratustra – uma transvaloração dos valores”, uma encenação em comemoração aos seus 66 anos de carreira. Ancorada no prólogo do livro “Assim Falava Zaratustra”, do filósofo Friedrich Nietzsche, a peça clama por uma vida ousada e corajosa, que assume seus diversos aspectos inclusive na dor, na perda e na capacidade de transformar a perda em ação de mudança.
Palco Giratório
Lançado em 1998 pelo Sesc, o festival já contou com a participação de 380 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras. Desde então, já registrou mais de 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores. Neste ano, 26ª edição do Palco Giratório circulará de abril a dezembro com 404 apresentações e 264 cursos e oficinas, realizadas por 17 grupos artísticos. Espetáculos de teatro, dança e circo compõem a programação dessa edição, que alcançará 80 cidades de 25 estados e Distrito Federal.
Serviço – Festival Palco Giratório
Data: até 1º de junho Informações: https://palcogiratorio.sescpe.com.br/
Ingressos: vendas antecipadas pelo site e, no dia do evento, na bilheteria de cada teatro (sujeito à disponibilidade