Promovendo o acesso da população a serviços gratuitos de saúde, bem-estar e cidadania, o Sesc Casa Amarela realiza sua edição do projeto Colmeia, nos dias 12 e 14 de junho. Com expectativa de realizar 1.500 atendimentos em mais de 30 atividades, o evento acontece na EREM Dom Vital, no bairro de Casa Amarela, das 9h às 15 horas.
A iniciativa promove estímulo ao empreendedorismo, possibilita consultas com profissionais da saúde e apoia na orientação sobre serviços e direitos do cidadão. “O projeto Colmeia é construído por meio de uma escuta atenta às demandas da sociedade, buscando facilitar o acesso a serviços importantes nas comunidades onde o Sesc está inserido”, explica Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE.
Ainda há vagas para as oficinas de WhatsApp Business e produção de fotos e vídeos com celular, que acontecem quarta-feira (12), no Sesc Casa Amarela. Interessados podem se inscrever antecipadamente no setor de Serviço Social da unidade, mediante apresentação de um documento com foto, das 9h às 12h, até o dia do evento, enquanto houver vagas. Esta edição também trouxe oficinas de design de sobrancelhas, maquiagem, reflexologia, marketing digital e produção de bolos de pote de milho, as quais já se encontram com turmas fechadas.
No dia do mutirão, sexta-feira (14), a população vai poder emitir gratuitamente o documento de identidade (RG), sendo 50 fichas para emissão da primeira via e 100 fichas para a segunda via. Outro destaque é o atendimento odontológico, com disponibilidade para 32 vagas.
Um dos destaques desta edição é a ação “Pegue e Leve”, uma iniciativa da biblioteca do Sesc que vai distribuir 155 livros gratuitamente para a população. A programação no polo cidadania segue com orientações sobre direitos previdenciários, 2° via das certidões (nascimento, óbito e casamento) propositura de ações de menor complexidade (divórcio, retificação de registro, investigação de paternidade, etc).
No polo do bem-estar haverá cortes de cabelo, massagem, ventosaterapia, quiropraxia, spa facial, reflexologia. Já no polo saúde acontecem testes rápidos e orientações para IST (HIV e Sífilis), bem como para Hepatites B e C.
Tem ainda orientações sobre arbovirose, distribuição de hipoclorito, educação em saúde bucal, avaliação física, atualização do cartão vacinal, vacinação antirrábica, aferição de pressão arterial e de glicemia.