Utilizadas para diferentes fins, as máscaras fazem parte da história da humanidade, presentes em momentos religiosos e festivos, como peças nas guerras ou apenas como itens decorativos. O Sesc Triunfo promove uma imersão neste universo de expressões, de 14 de junho a 31 de agosto, no Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular, com a exposição “Entre faces: o fantástico mundo das máscaras”, dos artistas Teco de Agamenon, Joaneide Alencar e Bruno Gabriel. O vernissage acontece no dia 14, às 19h. A visitação é gratuita.
Empregando couro, papelão e papel, os três artistas triunfenses se inspiraram no mítico dos deuses e monstros das mitologias ou nas histórias do universo geek para a construção das obras, que poderão ser conferidas pelo público que visitar a exposição. A mostra pode ser apreciada de terça à sábado, de 8h às 12h e de 13h às 17h. Grupos e escolas também podem agendar visitas mediadas, por meio do telefone (87) 3846-1341.
Artistas – Teco de Agamenon começou a confecção de máscaras para o carnaval de 1965. Em seguida passou a pesquisar sobre o tema, e inspirado nas figuras da tragédia e comédia, representação do teatro, começou a desenvolver peças em papel e grude de massa de mandioca. Seus trabalhos atuais são feitos com arame, papel, papelão, barbante, grude de goma, cola branca e tintas naturais como xadrez misturadas com cola branca e grude.
Um poema de sua autoria inspirou Joaneide Alencar a iniciar a produção de máscaras em couro, a partir de 2011. Suas peças refletem estados emocionais. Provocado pelas máscaras dos Caretas, brincantes triunfenses, o artista Bruno Gabriel passou a refletir sobre o papel das peças e criou uma identidade própria no desenvolvimento de sua obra, movido pelo universo de filmes e séries de tv.