Com o aumento do acesso ao celular e suas funcionalidades, aumenta também o risco de golpes e fraudes. De acordo com o “Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024”, assinado pela Serasa Experian, 4 entre 10 pessoas são vítimas digitais. Entre os crimes mais comuns, estão pagamentos falsos, exposição de dados, roubo de senhas e cartões.
Diante desta realidade, o Sesc Piedade vai promover duas oficinas sobre a utilização de smartphones. A primeira, nos dias 05, 06, 12 e 13 de agosto, será sobre o uso seguro de aplicativos; a segunda, nos dias 19, 20, 26 e 27 do mesmo mês, vai focar as plataformas bancárias e de transporte, além de métodos de pagamento.
“Após uma palestra sobre utilização segura da internet, muitos participantes relataram dificuldades nas funções básicas do celular, nas transações de PIX e compras online, além de outras atividades cotidianas. Essa oficina tem muito a ver com a educação de usuário e o desenvolvimento das competências informacionais deles”, explica Cristiane Menezes, pós-graduada em Gestão da Informação em Arquivo e bibliotecária do Sesc Piedade.
As duas oficinas, coordenadas por ela, vão acontecer na sala 32 da Faculdade Metropolitana, que fica na Av. Barreto de Menezes, 809, em Piedade. Para se inscrever, é preciso ter idade mínima de 16 anos e entregar 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Sesc Mesa Brasil para envio a instituições sociais atendidas em Pernambuco. É possível garantir vaga na Central de Atendimento do Sesc Piedade ou pelos links: https://abrir.link/FFIJk (Uso seguro dos aplicativos) e https://abrir.link/bVhAo (Aplicativos de banco e transporte, pix e compras online).