A influência da cultura negra na economia criativa parte da preservação de todo um povo, desde a gastronomia, dança, roupas e objetos de decoração, promove a preservação das raízes culturais da população afro-brasileira. O projeto Ojá Afro Sesc enaltece o protagonismo da cultura negra através de oficinas e apresentações no Sesc Santa Rita, unidade localizada no bairro de São José, no próximo sábado (27), a partir das 15h. A entrada é gratuita e aberta ao público.
“Acredito que feiras funcionam para a economia criativa como um local de vitrine para a produção desses empreendedores, é uma forma de dar visibilidade e oportunidade deles apresentarem para o público toda a pesquisa, energia e personalidade impressa em cada um dos produtos” afirma Renata Ramos, bibliotecária do Sesc Santa Rita.
Nesta edição, a feira reúne aproximadamente 40 artistas e empreendedores negros, expondo diversos produtos autorais, de produção manual e artesanal. Haverá comidas típicas (afrocentradas), venda de acessórios, incluindo brincos, pulseiras e colares típicos, roupas, objetos de decoração, como jarros e quadros, além de serviços de beleza e o Espaço Zen, com massagem e yoga.
A programação cultural terá início a partir das 15h, com a roda de conversa “Identidade, memória e história da população negra de Pernambuco”, ministrada por Gilson Santana, o Mestre Meia-Noite. Capoeirista, bailarino e educador, Gilson fundou em 1988, o Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, com o objetivo de aproximar a comunidade de Chão de Estrelas de suas raízes africanas.
Haverá também uma sessão de cinema, com a exibição do curta de animação “Ewé de Òsányìn: O Segredo das Folhas”, além de apresentações culturais com o grupo Kallinas, a partir das 16h, twerk com Briê Silva, a partir das 17h, Afoxé com Oxum Pandá, às 17h30 e DJ Boneka, às 19h.
Acontecem ainda oficinas voltadas ao fortalecimento do afroempreendedorismo e momentos conectando com ancestralidade, ampliando os conhecimentos acerca da cultura negra. No dia 2 de agosto, “Assessoria de Imprensa e Comunicação para empreendedores” será o tema da roda de conversa, com Salatiel Cícero, a partir das 18h30.
Já no dia 3 de agosto, a oficina Twerk, com Briê Silva, abre a programação, a partir das 9h. No mesmo dia, haverá também “Introdução musical em discotecagem”, às 14h, além da Cozinha Ancestral, a partir das 15h, encerrando as atividades.