Musicalidade, elementos circenses e memórias africanas estarão na Lona de Circo do Sesc, nesta quinta-feira (8), às 15h, para crianças e adultos de Tiúma. É o espetáculo “Luanda Ruanda – Histórias Africanas, que chega ao Sesc Ler São Lourenço da Mata para apresentação gratuita.
A iniciativa integra o projeto Histórias na Lona, realizado pela unidade com o objetivo de estimular grupos, públicos e produções circenses. Nesta edição, o espetáculo dialoga com o Festival Quariterê, em circulação pelo Sesc em Pernambuco para enaltecer a negritude feminina nas linguagens culturais.
“Luanda Ruanda – histórias africanas” resgata as tradições orais e costumes populares de diversos lugares da África num espetáculo musical, lúdico e antirracista. Pautada em lendas, mitos e contos orais de domínio público com temática afro-brasileira, a encenação é uma aventura lúdica, musical, antirracista e visual com de momentos mágicos, divertidos e imagéticos. A peça é uma produção do Coletivo Tear, cantada e contada pela narratriz Stephany Metódio, pelo poeta, escritor, músico e compositor Alexandre Revoredo e pelo percussionista Nino Alves.
Curso – A encenação acontece na lona de circo do Sesc em São Lourenço da Mata, onde também é desenvolvida a Escola Sesc de Circo Social, que oferece gratuitamente formação nas artes circenses para crianças e jovens de baixa-renda. Desde 2018, o projeto atua na comunidade, abrindo oportunidades crianças, jovens e adultos aprenderem elementos circenses.