Conectado com o fazer criativo e valorização cultural e histórica, o Hotel Guadalupe, em Sirinhaém, está recebendo a exposição “Para si: um processo de ser”. Assinada pela artista visual e documentarista Laís Domingues, a intervenção é gratuita, aberta ao público e acontece de terça-feira a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A exposição é resultado do Projeto Bordando o Feminino, criado em 2018 por Laís em parceria com a estilista Thanina Godinho. Juntas e coletivamente com a Associação de Mulheres Artesãs de Passira (Amap), vivenciaram durante cinco meses experiências de aprendizado e troca de saberes com o coletivo. Nesse processo, a dupla aprendeu técnicas de bordado e ensinou a essas mulheres sobre modelagem, corte e costura e tingimento natural de tecidos.
Um dos resultados deste trabalho é a exposição, que reúne mais de 15 fotografias registradas por Laís. Reveladas artesanalmente, além das memórias do projeto, trazem bordados livres e tradicionais, também desenhados por ela. Além da imersão nas imagens, os visitantes podem produzir bordados em uma das instalações. O material será arquivado para uso posterior, em um desdobramento do trabalho.
Confira algumas obras expostas: