O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras aporta na cidade de Buíque, no Agreste, para uma série de atividades de Literatura, neste mês de agosto. A cidade será brindada com os circuitos de Oralidades, nesta quinta (08), Autores, na sexta (09), e Criação Literária, nos dias 14 e 15. As duas primeiras atividades são gratuitas. A terceira tem taxa de inscrição acessível.
O primeiro convidado do Arte da Palavra, em Buíque, é Chiquinho do Além Mar (SE), professor, escritor cordelista, compositor e músico da cidade de Aracaju. Em suas apresentações, nesta quinta (08), na Escola Técnica Cyl Galindo, às 14h, e no Sesc Ler, às 19h, Chiquinho vai conversar com o público sobre suas obras, que buscam resgatar raízes históricas do povo nordestino, por meio da poesia, humor e linguagem regional.
Na sexta (09), é a vez de Heleine Fernandes (RJ) e Trudruá Dorrico (RR), no Circuito de Autores. Serão duas sessões com as escritoras: uma, às 14h, na Escola Estadual Barão do Rio Branco, e outra, às 19h, no Sesc Ler Buíque. As convidadas trocam ideias sobre seus processos de criação. Heleine é poeta, ensaísta, performer e pesquisadora de Poesia Contemporânea Negra-Brasileira. Já Trudruá, indígena Mucuxi, é doutora em Teoria da Literatura.
Nos dias 14 e 15, Josias Marinho Casadecaba (RR), ministra a oficina “Sobre a Mesa restavam Manchas de Café e uma Escama de Piaba”, que faz parte do Circuito de Criação Literária. O ilustrador, artista visual e professor recebe o público no Sesc Ler Buíque, às 19h. As inscrições são feitas na Central de Relacionamento da unidade e custam R$ 30, sendo R$ 15 para comerciários e dependentes, com a Credencial Sesc em dia.