Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, recebe, nos dias 16 e 17 de agosto, mais uma ação formativa do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. Desta vez, trata-se do Circuito de Criação Literária, que terá como convidado Josias Marinho Casadecaba (RR), com a oficina “Sobre a Mesa só Restavam Manchas de Café e uma Escama de Piaba”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Central de Relacionamento do Sesc.
A formação será realizada na biblioteca do Sesc, na sexta (16), das 14h às 17h, e no sábado (17), das 9h às 12h. A proposta do professor Josias Marinho Casadecaba, que é artista visual e ilustrador, é desenvolver uma experimentação gráfica, na qual os participantes vão produzir desenhos e, a partir deles, construir histórias. O mote das atividades são os peixes, principalmente as espécies existentes na Região Norte.
As inscrições custam R$ 30. Trabalhadores do comércio e seus dependentes, com a Credencial Sesc atualizada, têm desconto e pagam R$15. As vagas são limitadas. O Circuito de Criação Literária privilegia a experimentação e a dinâmica da escrita, funcionando como uma usina de criação e de aprendizado de novos ofícios literários, que visam o conhecimento de técnicas para o exercício e aperfeiçoamento da produção de textos literários.
Arte da Palavra – É um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores, a divulgação de novos autores e a valorização de obras e escritores brasileiros e suas novas formas de produção e fruição literária. É composto por três etapas: Circuito de Autores, de Oralidades e de Criação Literária. Os artistas convidados do Arte da Palavra são selecionados por uma curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país.