O mês de outubro marca a última temporada de 2024, em Caruaru, no projeto Cine Sesc. As sessões, que acontecem todas as quartas-feiras, no Teatro Rui Limeira Rosal, destacam a produção cinematográfica brasileira, em longas-metragens em live action e animações para todos os públicos. As exibições acontecem sempre às 15h e às 19h30. A entrada é gratuita.
A programação para o público infantil conta com as animações “Além da Lenda”, de Marília Mafé e Marcos França (Brasil, 2022 – Livre), no dia 2; “Historietas Assombradas”, de Victor-Hugo Borges (Brasil, 2017 – Livre), no dia 9; “Perlimps”, de Alê Abreu (Brasil, 2022 – Livre), no dia 16; “Tromba Trem”, de Zé Brandão (Brasil, 2022 – Livre), no dia 23; e “O Pergaminho Vermelho”, de Nelson Botter Jr. (Brasil, 2020 – 10 anos), no dia 30.
Já a sessão noturna, para o público com idades acima dos 12 anos, apresenta “Doutor Gama”, de Jefferson De (Brasil, 2021 – 14 anos), no dia 2; “Aparecida: o Milagre”, de Tizuka Yamasaki (Brasil, 2010 – Livre), no dia 9; “À Beira do Caminho”, de Breno Silveira (Brasil, 2012 – 12 anos), no dia 16; “Meu País”, de André Ristum (Brasil, 2011 – 14 anos), no dia 23; e“Filhas do Vento”, de Joel Zito Araújo (Brasil, 2005 – 14 anos), no dia 30.
Sinopses
“Além da Lenda” – A animação é sobre a revelação do livro sagrado, que reúne todas as lendas do Brasil, e acontece uma vez por ano, sempre no dia 31 de outubro, o Dia do Saci, também conhecido como Dia das Bruxas. O detalhe é que nessa mesma data, outros seres místicos internacionais tentam, a todo custo, roubar o livro e as lendas.
“Historietas Assombradas” – Pepe, um menino de 12 anos, mora com a avó, uma bruxa-empresária. Quando descobre que é adotado e que seus pais estão vivos, ele decide procurá-los. Só que acaba atraindo a atenção de Edmundo, vilão biomecânico que precisa do menino para concretizar um plano maléfico: usar a energia da criança para conquistar a imortalidade.
“Perlimps” – A produção mostra a jornada de aventura e fantasia da dupla Claé e Bruô, que são agentes secretos de reinos rivais. Durante a trama, eles precisam superar suas diferenças e unir suas forças para buscar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra.
“O Pergaminho Vermelho” – Nelson Botter Jr. apresenta Nina, uma menina de 13 anos, cheia de conflitos pessoais. Certo dia, após encontrar um pergaminho vermelho, é transportada para o universo fantástico de Telurian, um mundo mágico habitado por criaturas fantásticas. Lá, ela tem que superar desafios em busca de um objeto misterioso para voltar para casa.
“Tromba Trem” – A animação dirigida por é Brandão mostra Gajah, um divertido elefante que, ao se tornar uma celebridade da noite para o dia, vê seus momentos de superstar acabarem rapidamente quando vira o principal suspeito de um desaparecimento misterioso. A partir daí ele precisa correr contra o tempo para provar sua inocência.
“Doutor Gama” – A produção é baseada na biografia de Luiz Gama, um homem negro, que usou leis e tribunais para libertar mais de 500 escravos, no Brasil. Seus ideais como abolicionista e republicano inspirou o país. No elenco, César Melo, Ângelo Fernandes e Pedro Guilherme interpretam o protagonista em três fases de sua vida.
“Aparecida: o Milagre” – O filme apresenta Lucas que, depois de um grave acidente, fica entre a vida e a morte. Desesperado para salvá-lo, seu pai pede ajuda a Nossa Senhora Aparecida, que lhe restitui a fé e lhe dá a chance de acertar as contas com o passado, com sua família e com ele mesmo. Murilo Rosa e Maria Fernanda Cândido estão no elenco.
“À Beira do Caminho” – A trama conta a história de João (João Miguel), um caminhoneiro solitário, que esconde os traumas do passado, que acaba cruzando o caminho de Duda (Vinícius Nascimento) um menino que perdeu a mãe e está indo para São Paulo tentar achar o pai que não conhece. O filme tem ainda Dira Paes e Ângelo Antônio.
“Meu País” – Marcos mora na Itália. Ao retornar ao Brasil, fica sabendo da morte do pai. Na viagem, reencontra o irmão Tiago e descobre uma meia-irmã, que sofre de um problema mental. Ao mesmo tempo em que lidam com o luto, os rapazes tentam se adaptar à vida nova e se acostumar com a irmã. Com Rodrigo Santoro, Cauã Reymond e Débora Fallabella
“Filhas do Vento” –Cida e Ju são irmãs e foram criadas pelo severo pai, Zé das Bicicletas. Cida foge de casa para ser atriz e Ju fica na cidade, casa-se e cuida do pai. As duas se reencontram 45 anos depois, no enterro dele, mas o tempo não diminui o rancor do passado. No elenco, Thaís Araújo, Ruth de Souza e Mauro Gonçalves.