Desenvolver o gosto pela leitura e promover debates por meio da expansão do saber são alguns dos objetivos do Clube de Leitura, uma iniciativa do Sesc Arcoverde que inicia suas atividades nesta quinta-feira (10/10), às 19h, na Biblioteca José Lins do Rêgo, que fica na Escola Sesc. Os encontros serão quinzenais, sempre com entrada gratuita.
A cada encontro, o grupo vai discutir uma obra literária, a exemplo de “O Som do Rugido da Onça”, de Micheliny Verunschk, tema da primeira atividade do Clube. O livro da historiadora e escritora pernambucana de Arcoverde é uma fábula baseada em uma história real: o rapto de duas crianças indígenas da Amazônia por dois cientistas alemães, na década de 1820.
A partir deste fato real, Micheliny cria uma obra de ficção, mesclando fábula e realismo fantástico, para reconstruir o rapto e a ida das crianças para a Europa, que não resistiram e morreram poucos meses após a chegada. Lançado em 2021 pela Companhia das Letras, o livro foi o grande vencedor do Prêmio Jabuti, em 2022.
“O Clube de Leitura também tem como propostas criar vínculos por meio da leitura, em que as pessoas possam se aproximar, criar novas amizades e desenvolver experiências através das temáticas apresentadas pelos livros. Com isso, queremos construir e descontruir conceitos”, explica Mário Lopes, bibliotecário do Sesc Arcoverde.