Dois trabalhos locais vão integrar as exibições nacionais. Ao todo, 27 vão circular pelo estado em sete cidades a partir de novembro
A Mostra Sesc de Cinema, projeto nacional de estímulo à produção audiovisual e formação de público, anunciou a relação de longas e curtas selecionados para a compor a programação desta sétima edição. De Pernambuco, foram 27 produções eleitas, e duas delas vão integrar a grade nacional de exibição.
O processo de submissão, curadoria e seleção foi realizado no mês de julho. Com o anúncio das produções selecionadas, as unidades do Sesc se preparam para iniciar as exibições estaduais. A circulação em Pernambuco terá início no Centro Cultural Sesc Garanhuns, de 12 a 16 de novembro. Ainda neste ano, haverá programação em Casa Amarela e Piedade, no Grande Recife, Petrolina, Triunfo e Arcoverde, no sertão, e em Caruaru, no agreste.
Em Pernambuco, foram mais de 89 inscrições de filmes para a Mostra. As produções selecionadas vieram de municípios diversos, como Condado, Caruaru, Garanhuns, Carpina, Olinda, Recife, Águas Belas, Afogados da Ingazeira, Bezerros, Arcoverde e Goiana. Dos 27 eleitos, quatro receberam destaque. “Tijolo por tijolo”, de Victoria Álvares e Quentin Delaroche, levará para o Panorama Nacional a história de um casal residente do Ibura que luta pela sobrevivência e busca de renda durante a pandemia. “Eu nunca contei a ninguém”, de Douglas Duan, vai compor o Panorama Infantojuvenil e falar sobre a relação entre neto e avô, segredos escondidos por adultos e a presença da morte.
Do Panorama Estadual, o destaque foi “Hoje eu só volto amanhã”, de Diego Lacerda, que traz, a partir de uma personagem, as visões e vivências do Carnaval de Olinda. Ainda no recorte pernambucano, a menção honrosa foi para “Emocionado”, de Pedro Melo, uma comédia que fala da relação e frustração amorosa da juventude.
“Assim como nos outros anos, a Mostra Sesc de Cinema tem esse lugar de reunir narrativas diversas e revelar novos olhares fílmicos, com exibições gratuitas que percorrem nas unidades Sesc de várias cidades, do sertão ao litoral. Ao circularmos os filmes do Panorama Estadual, o espectador tem a oportunidade de se deparar com o pensamento audiovisual pernambucano contemporâneo e refletir junto. Esse encontro é a grande marca da Mostra que, neste ano, reforça seu compromisso oferecendo, na programação, um recorte curatorial marcado por debates da esfera subjetiva, inquietações urbanas, questões sociais e ambientais, valorização de nossos mestres e nossas mestras, debate ético e experimentações estéticas” diz Gabi Saegesser, coordenadora da etapa estadual da sétima edição da Mostra.
Além desses quatro filmes, vão compor a itinerância local da Mostra Sesc de Cinema: “A volta” (Dir. Anny Stone), “Barcelona, meu amor” (Dir. Arthur Gustavo e Thales Felipe), “Carol” (Dir. Bruna Tavares), “Cavalo Marinho” (Dir. Leo Tabosa), “Chão” (Dir. Philippe Wollney), “Cultura em Movimento: Hip-Hop em Caruaru” (Dir. Igor Lira), “De noite, na cama” (Dir. Malu Rizzo), “Descarrego” (Dir. Joana Claude), “Estação Janga-Lua (o segundo mundo da rádio)” (Dir. Chia Beloto e Rui Mendonça), “Extinção” (Dir. Eriko Renan e Maycon Carvalho) , “Festa Infinita” (Dir. Ander Beça), “Forró Trocado” (Dir. Evandro Lunardo e Bako Machado), “Invasão ou Contatos Imediatos do Terceiro Mundo (Dir. Hugo Aquino e Maria Gazal), “Jurema – a peleja do carcará e a suçuarana” (Dir. Bako Machado), “Meu Lugar no Mundo” (Dir. Coletiva, Quilombo do Xambá), “O Som da Pele” (Dir. Marcos Santos), “Onde Está Mymye Mastroiagnne?” (Dir. biarritzzz), “Quando Você Vem me Visitar” (Dir. Henrique Arruda), “Quebra Panela” (Dir. Rafael Anaroli), “Rei da Ciranda Pesada” (Dir. Cíntia Lima), “Sekhdese” (Dir. Graciela Guarani e Alice Gouveia), “Sua Majestade, o Passinho” (Dir. Mannu Costa e Carol Correia), “Umbilina e Sua Grande Rival” (Dir. Marlom Meirelles).