De 23 a 27 de outubro, festival realizado pelo Sesc reúne mais de 50 atividades movimentando o centro de Goiana com espetáculos, oficinas, feira e espaço gastronômico
Celebrando a cultura popular, o Sesc Pernambuco realiza a IV edição do Festival de Economia Criativa Brincantes da Mata Norte, de 23 a 27 de outubro, no Pátio da Misericórdia, em Goiana. Com entrada gratuita, a programação inclui mais de 50 atividades, entre cortejos, espetáculos, shows, oficinas e espaço gastronômico.
“Celebrar nossa cultura e os nomes que a constroem ainda em vida é fundamental! O Sesc Pernambuco está sempre atento ao desenvolvimento dos territórios em que está presente, e esta edição do festival chega mais uma vez festejando a cultura popular, as pessoas que fazem isso acontecer, promovendo o intercâmbio de conhecimentos para que esses saberes populares se multipliquem e incentivando a circulação da economia”, comemora Bernardo Peixoto, presidente do sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Pernambuco.
Realizado pelo Sesc Pernambuco, o Festival acontece desde 2021 e chega a IV edição promovendo a qualificação dos fazedores da cultura e a movimentação da economia criativa, por meio de parceria com o Sebrae PE, que soma na construção da feira, espaço gastronômico e oficinas. Com expectativa de movimentar mais de 5 mil pessoas por dia, a programação tem início no dia 23, a partir das 15h, e se estende pela noite com a abertura da exposição Pretinhas do Congo: Simbolismos e Ancestralidade, apresentações do Caboclinho União Sete Flexas e do Maracatu Lua de Luanda.
A noite de abertura será marcada pelo Cortejo Brincantes da Mata Norte que, a partir das 19h, vai circular pelo centro da cidade, saindo do Sesc Ler Goiana em direção ao Pátio da Misericórdia. Burrinhas, bonecos gigantes, Caboclinho Potiguares de Goiana e O Morto Carregando O Vivo desfilarão pelas ruas, convidando o público a entrar na celebração da cultura popular.
Entre os destaques desta edição estão as homenagens aos patrimônios vivos da cultura popular da Zona da Mata Norte. São eles: Pretinhas de Congo, Caboclinhos Sete Flexas, Caboclinhos Canidé, Caboclinhos Cahetés, Tribo de Índios Tabajaras e o Mestre Zé do Carmo. Além de circularem pelo evento, os homenageados vão dar nome a drinks especiais criados pelo Sesc.
Cena Gastrô – Todos os dias do festival, das 18h às 22h, 12 food trucks estarão a postos com opções de lanches para todos os gostos. Os empreendedores participantes da iniciativa receberam consultoria profissional do Sebrae PE, para qualificação de seus negócios e a criação de pratos inspirados nos patrimônios vivos da Mata Norte.
Formações – O festival também traz uma agenda de formações rápidas, começando na quinta-feira (24) com a oficina “A Arte da Xilogravura”, ministrada pelo Mestre Edilson, às 14h. Em seguida, no mesmo dia, o Sebrae PE apresenta a palestra “Turismo criativo e de experiência”, a partir das 16h. As inscrições são feitas na hora.
Feira Giro Criativo – Dezenove empreendedores vão expor seus produtos no festival, dentre eles peças de vestuário, bijuterias, peças artesanais de couro, artigos de jardinagem e muito mais. As atividades da feira funcionarão de quarta a sexta, das 15h às 21h, no sábado será das 09h às 21h, enquanto que no domingo o espaço opera das 15h às 20h.
Turismo Criativo – Além de movimentar o Pátio da Misericórdia, o festival ganha as ruas da cidade, proporcionando experiências de imersão em cinco espaços da cultura popular de Goiana, são eles: Sede das Pretinhas de Congo de Goiana, Ateliê Mestre Zé do Carmo, Galeria Sesc, Sede Caboclinhos União Sete Flexas de Goiana e a Sede do Caboclinho Canidé de Goiana. O itinerário guiado contará com transporte gratuito, tendo duração de 3 horas, partindo do Pátio da Misericórdia no sábado e domingo, a partir das 14h, sujeito à lotação do traslado.
Saúde – Em alusão ao Outubro Rosa, o festival terá um dia dedicado aos cuidados com a saúde. No dia 25 de outubro, das 8h às 17h, o público vai poder tirar dúvidas sobre o câncer de mama, orientação nutricional entre outros serviços de saúde e bem-estar, como: atualização do cartão vacinal; testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C; aferição de pressão e glicemia; limpeza de pele, auriculoterapia, ventosaterapia, corte de cabelo masculino, esmaltação e muito mais.