De 24 a 26 de outubro o Sesc Triunfo realiza, no Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular, a 3ª edição do Seminário da Memória. O evento debate sobre a preservação da identidade cultural no Sertão do Pajeú, por meio do tema “Ser no Pajeú: Territórios de Identidades”. A programação é gratuita e inclui além das mesas de debates, oficinas e apresentações musicais.
O Seminário é resultado dos encontros do Diana – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória Social e Patrimônio Cultural, dedicado a discutir, reviver e aprender sobre tudo o que Triunfo e a região do Pajeú foram e ainda são, promovendo a imersão coletiva que possibilita o pertencimento, reconhecimento e fortalecimento das potências poéticas dos territórios através das narrativas do imaginário social e popular.
A abertura oficial do evento acontece nesta quinta-feira (24), a partir das 19h, com apresentação musical do Projeto Tonhão, a Exposição Fotográfica Memórias da Cidade e a Exposição de Arte Sacra com obras do artista visual Chico Santeiro. A mesa de abertura contará com a participação de integrantes da Rede Criativa do Pajeú, iniciativa do Sebrae.
Na sexta-feira (25), também a partir das 19h, o público pode conferir o Cine Debate Rosa Pau-Ferro e a Música do Pajeú, com exibição do curta-metragem “Tia Preta: A Rosa da Serra”. Em seguida, acontece um debate com os produtores do filme, que conta a trajetória de vida da maestrina Rosa Pau-ferro do Nascimento. A noite será encerrada com apresentação do grupo Quinteto Pau-Ferro.
No sábado (26), a programação começa cedo, às 8h30, na feira livre da cidade, com a performance artística Bruffa, de Bruna Florie, que sai em direção a Praça Monsenhor Eliseu Diniz, onde a programação terá continuidade. Às 9h30, o tradicional projeto No Canto da Feira, integra-se ao seminário, com a participação dos cantadores Antônio Lisboa e João Lidio. A partir das 17h, a programação retorna à Fábrica de Criação Popular, com o lançamento do livro “Poema Poéticas para Triunfo”, de Fábio Silva. Às 19h, o Seminário será encerrado ao som do grupo Forró Só Triscando.
Durante programação o Seminário também vai promover Oficina de Tranças, com Daline Cardoso, nos dias 24, 25 e 26; e no dia 26 a Oficina de Arquitetura Patrimonial e a Oficina com Chico Santeiro. Ainda há vagas para as oficinas e os interessados podem se inscrever na Fábrica de Criação Popular.