Ações culturais e discussões socioambientais são os pilares do 2º Festival Vias do Ipojuca, projeto do Sesc Caruaru que terá atividades artísticas em vários pontos da cidade. A programação conta com apresentações de música e cultura popular, teatro, dança, debates, oficinas, exibição de filmes, intervenções urbanas, saraus e exposição de artes visuais.
“O desenvolvimento de uma sociedade perpassa por suas atitudes culturais e de preocupação com o meio ambiente. Ao propor a temática do festival, o Sesc contribui para que as pessoas que vão participar das ações vislumbrem um futuro mais rico em valorizar suas origens e seus territórios”, ressalta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.
Este ano, o Sesc descentraliza as ações e realiza atividades também e em escolas e outros locais, como Monte Bom Jesus, Praça Mestre Dila (Feira de Caruaru) e Alto do Moura. Este, inclusive, será palco da abertura, no domingo (3). Haverá cortejo cultural, apresentações artísticas e recital de poesias. A programação completa está em https://sescpe.org.br.
A situação do Rio Ipojuca, manancial que corta a cidade, será tema da atividade socioambiental deste Festival, no Teatro Rui Limeira Rosal, no dia (4). O escritor Carlos Paiva e integrantes da ONG SOS Rio Ipojuca ministram a palestra “Ipojuca – o Rio Esquecido”.
O Festival terá seis oficinas. Uma delas, “Dança como Escolha/Ação”, vai ser realizada no Sesc, do dia 11 ao dia 13, e faz parte das formações do projeto Sesc Dramaturgias. Inscrições na Central de Relacionamento da unidade ao preço de R$ 30. Trabalhadores do comércio e dependentes, com a Credencial Sesc atualizada, têm desconto e pagam R$ 15.
As demais formações são “A mão do Barro”, com Humberto Botão, na ETI Capitão João Velho, no Sítio Serra Velha; “Arteterapia – Emoções, Histórias e Afetos”, com Iran Sérgio, professor de Artes Visuais do Sesc, na Escola Cristina Tavares; “IA para Vídeos”, do Circuito Sesc de Formação Audiovisual, na ETE Nelson Barbalho; “Criação de Pífanos”, na Escola Sesc, com Vitória do Pife; e “Teatro de Animação”, com Moisés Gonçalves, professor de Teatro do Sesc, na Escola Professor Luiz Pessoa da Silva.
Os espetáculos de teatro serão encenados no Teatro Rui Limeira Rosal. Estão na programação o monólogo “Esquecidos por Deus”, escrito por José Manoel Sobrinho e interpretado pelo ator Murilo Freire, “Brincando no Escuro”, do Maktub Teatro e Outras Invencionices (PE), “A Lição”, do grupo Tabuleiro de Teatro, e “Deu a Louca no Convento”, do grupo Eu Topo.
Também de Artes Cênicas, a programação traz a apresentação do Reisado Sementes de Luz, na Escola Tereza Neuma, a performance de dança popular “Forró das Comadres”, na Escola Leudo Valença, e o espetáculo de circo da Trupe Gargalhada, na Escola Sinhazinha.
As Artes Visuais trazem a exposição “Trama”, da artista caruaruense Nailde Alves, a partir do dia 6, na Galeria Mestre Galdino. As 30 peças mostram traços geométricos, camadas de preto, rendas, pontos e vazios, que representam sombras, dores e encontros. Já o palco da Literatura será a ETI Professor Rubem de Lima Barros, com o sarau do coletivo “Leia Cordel”.
Os alunos de Produção de Áudio e Vídeo (PAV), da Escola Técnica Estadual Nelson Barbalho, apresentam, na linguagem do Audiovisual, curtas-metragens produzidos por eles, no Teatro Rui Limeira Rosal, e a exposição fotográfica “Os Animais são os Povos do Rio”, que ficará no hall do teatro. Já o espaço desta mesma escola vai receber a Mostra Sesc de Cinema.
A linguagem da Música apresenta “Cantautores do Agreste Pernambucano“, com Zé Barreto, Valdemar Neto, Neto Sales, Bella Kahun, Natália Tenório e Agda Moura, na Praça Mestre Dila, o musical “Cais do Agreste”, no Monte Bom Jesus, e a cantoria dos repentistas Rogério Meneses e João Lídio, na Escola Típica Rural de Gonçalves Ferreira.
Tem ainda o encontro dos corais Canto Livre, do Sesc Caruaru, Madrigal, AABB e Secretaria Municipal de Educação, no Teatro João Lira Filho, o violonista Mirael Lima, na ETI Irmã Ceciliana Gross, o Sexteto de Metais de Caruaru e Riáh, no Monte Bom Jesus, Gabriel Sá, na Escola Pedro de Souza, e o Duo BasSax com o sanfoneiro Luan Nascimento, na Praça Mestre Dila.
E dentro da programação do Vias do Ipojuca, os alunos dos cursos de Cultura do Sesc Caruaru apresentam o resultado de seus aprendizados na “Mostra Pedagógica de Artes”, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de novembro.
Do Sul para o Nordeste – Nos dias 17, 18 e 19, o Festival Vias do Ipojuca abarca o projeto “Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil”, montado a partir de uma convocação pública voltada, exclusivamente, para artistas de municípios que decretaram calamidade pública em razão das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul este ano. Com apoio do Sesc Pernambuco, serão realizados o espetáculo “Medéia”, do grupo de teatro Por Que Não?, e o musical “Transfusão”, da produtora musical, cantora e performer Viridiana, ambos no Teatro Rui Limeira Rosal. Já a formação “Escrevendo o Eu – Oficina de Memórias Literárias”, com a professora Dafne Regina Dias, será na biblioteca da unidade. Para estas atividades, a entrada será de 2 kg de alimentos não perecíveis, que irão para o Programa Sesc Mesa Brasil.