A peça, datada do século XVII, será exposta no Museu de Arte Sacra a partir da próxima segunda-feira (4)
Reconhecida como uma das peças mais importantes para os devotos de Nossa Senhora do Carmo e de toda a população de Goiana, na Zona da Mata Norte do estado, a imagem da santa foi restaurada e será exposta no Museu de Arte Sacra, localizado no Sesc Ler Goiana. A exposição “Memória e Devoção: A restauração da imagem de Nossa Senhora do Carmo” abre para o público na próxima segunda-feira (4).
“O Museu de Arte Sacra possui um acervo histórico e será um privilégio receber, durante essa exposição, a figura da Nossa Senhora do Carmo totalmente restaurada. Devotos de todo o município de Goiana e das regiões próximas, além de conhecerem a escultura centenária, ainda terão disponíveis todo o acervo do nosso museu. É um passeio pela nossa história através da religião”, comenta o presidente do sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Pernambuco, Bernardo Peixoto, que estará presente durante a abertura da exposição.
A imagem de Nossa Senhora do Carmo é de estilo artístico barroco, do final do século XVII, e compõe a principal peça do altar-mor do Convento e Igreja de Santo Alberto, em Goiana, sendo venerada por muitos, além de representar um ícone de fé e devoção. Na ocasião, o Sesc apresentará o resultado do restauro feito na imagem de Nossa Senhora do Carmo, conduzido pela empresa RAM – Centro Cultural de Restauro.
“A peça de 2 metros de altura se encontrava em condições que não condiziam com a grandiosidade e importância histórica. Havia perda de suporte, a pintura desbotada e peças que foram perdidas com o tempo. Todo o trabalho foi minuciosamente elaborado pela equipe de restauro, sendo um privilégio poder presenciar essa obra em sua totalidade”, afirma Ana Rabello, gerente do Sesc Ler Goiana.
A imagem ficará no Museu de Arte Sacra de Goiana (MASG), até 20 de dezembro, sendo entregue posteriormente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Goiana. A visitação será aberta ao público, com destaque para escolas das redes estaduais e particulares do estado. O agendamento pode ser realizado previamente junto ao Sesc Ler Goiana.
MASG – Fundado em 1950, é o primeiro museu de arte sacra da América Latina e conta com mais de 870 peças dispostas em vários núcleos expositivos. Em 2013, o Sesc passou a gerenciar o museu por meio de um convênio firmado com a Arquidiocese de Nazaré da Mata. Em parceria com as secretarias municipais de Cultura e Turismo, o Museu entrou no mapa do turismo religioso da cidade, que conta com oito igrejas tombadas.