Série de concertos promove o encontro do grande público com repertórios inéditos
A democratização do acesso à música de concerto é a palavra de ordem do Sesc Partituras, biblioteca digital que reúne obras de domínio público e que circula pelo Brasil promovendo experiências de encontro entre o grande público e os repertórios da música clássica. Neste mês de novembro, Pernambuco recebe espetáculos em Jaboatão doas Guararapes, na Região Metropolitana, e Araripina, no Sertão.
“A série de concertos do Sesc Partituras é mais uma das ações de formação de plateia que desenvolvemos. É um ato de democratização, levando a dita música erudita para todos os públicos, fortalecendo a circulação dos talentos e promovendo o intercâmbio de saberes por meio das masterclasses”, explica Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Pernambuco.
Nesta segunda-feira (11), às 15h, o Cine Teatro Samuel Campelo ecoa o som do Maat Saxophone Quartet, grupo holandês/português sediado em Amsterdam. Vencedores do “Prémio Jovens Músicos” (2018) em Portugal, e do “Dutch Classical Award Talent” (2022) na Holanda, trazem as diferentes facetas do saxofone, que passa pelo Fado português, pela música contemporânea, e mais recentemente também pela musica brasileira, onde contaremos com a estreia da obra Brazilian Landscapes nr. 24, do renomado compositor Liduino Pitombeira, entre outras obras de compositores brasileiros. O Maat realizará ainda uma masterclass de saxofone no dia seguinte (12), a partir das 19h, na Faculdade Metropolitana. Para participar não é preciso inscrição, mas as vagas estão sujeitas à lotação do local.
No Sertão pernambucano, o Sesc Ler Araripina recebe o talento radicado na Paraíba do Sexteto Brassil, composto por um quinteto de metais acrescido de percussão. O concerto será no dia 26 de novembro, às 19h. Com 32 anos de história, o sexteto é formado por integrantes do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e trazem no
repertório uma homenagem ao Maestro Duda, compositor pernambucano consagrado pelos seus icônicos frevos, além de um encontro entre as músicas popular, erudita e obras originais do grupo, que já circulou pelo Brasil, França, Estados Unidos, Inglaterra e Uruguai.
Aliando ensino e prática, o Brassil também conduzirá masterclasses. Dia 26, às 14h, o encontro será sobre Prática de Conjunto para Banda, na Sede da Banda Maestro Álvaro Campos. No dia seguinte (27) o espaço recebe a masterclass para metais (trompete, trombone, tuba), das 9h às 17h. Simultaneamente, o Sesc Ler Araripina comporta as aulas de percussão e palhetas (saxofone, clarinete, etc). Com vagas limitadas, os interessados podem consultar disponibilidade no telefone (87) 99682-0046.
Sobre o projeto – O Sesc Partituras é uma biblioteca virtual sem fins lucrativos que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, democratizando o seu acesso através da disponibilização de partituras digitalizadas e editoradas. A série de Concertos Sesc Partituras, que materializa o acervo em espetáculos, completa 12 anos de atividade em 2024. São cerca de 60 concertos anuais em unidades de todo o país, estimulando a produção cultural e acesso à música brasileira.