Há 22 anos, o Sesc Mesa Brasil atua em Pernambuco no combate à fome e promove a solidariedade no estado. Para celebrar o aniversário, foi realizada cerimônia especial nesta terça-feira (12/11), com a presença de parceiros, empresas doadoras, representantes de instituições sociais e autoridades que contribuem para a trajetória da iniciativa. Durante a solenidade, foram homenageadas personalidades e instituições essenciais na construção do legado que já acumula mais de duas décadas de história no estado, além de apresentada a nova marca do programa.
Hoje, a ação atende cerca de 147 mil pessoas em 62 municípios de Pernambuco, fornecendo suporte alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade vinculadas a 430 organizações sociais. A equipe multidisciplinar é formada por 45 profissionais.
O diretor regional do Sesc Pernambuco, Oswaldo Ramos, representando o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, abriu oficialmente as celebrações. Em seu discurso, Ramos reforçou a importância do Mesa Brasil e destacou o empenho do presidente Bernardo em expandir o alcance do programa, especialmente em períodos de crise, como a pandemia e desastres naturais recentes. “O Sesc Mesa Brasil traduz a essência do servir do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, como nosso presidente sempre ressalta.”
A cerimônia também reservou espaço para homenagens a parceiros de longa data. O empresário Bento Miranda, da KarneKeijo e do Descontão, recebeu um troféu em reconhecimento à sua contribuição ao programa. Em sua fala, Miranda ressaltou o compromisso social das empresas e a importância de se envolver em causas como a do Sesc Mesa Brasil. “O braço social do nosso grupo nasceu do Sesc Mesa Brasil”, afirmou.
Outra homenagem foi dedicada à organização social Giral, de Glória do Goitá, que atua em prol de crianças e famílias no município e entorno desde 2007. Em seu discurso, o fundador da entidade, Everaldo Costa, destacou que muitas pessoas estão saindo da pobreza graças à iniciativa.
Em seguida, Fernando Soares, primeiro gerente do então Banco de Alimentos em Pernambuco e ex-assessor de Projetos Especiais, foi chamado ao palco para receber um troféu por seu papel fundamental para a consolidação do projeto e para o impacto da iniciativa ao longo dos anos.
Os gerentes das 23 unidades do Sesc Pernambuco também receberam reconhecimento pelo apoio contínuo, contribuindo com arrecadações de alimentos em seus projetos ao longo do ano. Em representação desse esforço coletivo, a gerente do Sesc Ler São Lourenço da Mata, Naruna Freitas, foi convidada a receber o troféu em nome de todas as equipes envolvidas.
Um momento de profunda emoção tomou conta do evento com a homenagem póstuma a ex-diretora de Administração e Finanças do Sesc Pernambuco, Maria do Socorro Chaves da Costa, que também contribuiu para a criação do Banco de Alimentos.
A diretora executiva da Fecomércio-PE, Cleide Pimentel, entregou o troféu às filhas de Socorro, Tatiana e Rafaela Costa Rigaud, que compartilharam palavras de gratidão e lembraram a dedicação da mãe ao longo de sua jornada.
Após a parte solene, os convidados participaram de um almoço em celebração ao novo ciclo do Mesa Brasil e ao impacto positivo que o programa continua a proporcionar para milhares de pernambucanos.