“Futuros Passos” inicia ações para desenvolver habilidades empreendedoras em jovens e crianças de São Lourenço da Mata
O Sesc, em parceria com o SEBRAE, lança projeto que leva educação empreendedora para alunos, educadores e gestores da instituição através da metodologia “Futuros Passos”. Iniciado em abril, a ação visa aprimorar habilidades e competências essenciais para o empreendedorismo e culminará em uma apresentação especial nesta quarta-feira (13), na unidade de São Lourenço da Mata. Na ocasião, os estudantes terão a oportunidade de compartilhar suas ideias e projetos, desenvolvidos ao longo do processo, destacando as habilidades e os conhecimentos adquiridos.
O projeto abrange tópicos como inovação, sustentabilidade e desenvolvimento socioemocional, oferecendo desde cedo uma base sólida para que os estudantes possam construir uma mentalidade empreendedora. A formação é destinada a estudantes do 1° ao 9° ano do ensino fundamental.
“Sabemos os desafios que os jovens encaram quando terminam a sua formação básica e avançam rumo ao ensino superior, é por isso que, desde o ensino fundamental, estamos empenhados em levar à frente questões que são essenciais nesse processo, desde educação financeira, criação e comunicação”, comenta Marilene Coutinho, professora do Sesc Ler São Lourenço da Mata.
O conteúdo pedagógico é estruturado em 15 programas que abordam temas centrais como: Negócios, Educação Financeira, Inovações, Pessoas e Comunicação, com carga horária de 6 horas para professores, que logo em seguida, estão aptos para desenvolver a metodologia junto aos estudantes do Sesc.
Além de São Lourenço da Mata, o projeto alcança mais 13 unidades do Sesc em Pernambuco, impactando diretamente mais de 200 professores e mais de 2.900 estudantes do ensino fundamental. As unidades participantes incluem Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bodocó, Buíque, Caruaru, Casa Amarela, Garanhuns, Goiana, Petrolina, Santo Amaro e Surubim.