Projeto Jornadas do Corpo celebra as ancestralidades na dança com agenda de performances e bate-papos
Entre os dias 18 e 22 de novembro, o Sesc Ler Goiana traz a 2° edição do evento Jornadas do Corpo. Promovida pela escola de dança da unidade, a programação gratuita e aberta ao público conta com espetáculo, roda de conversa e ensaio voltados para o tem “Corpos Negros em resistência”, em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado na próxima quarta-feira (20). São esperados, aproximadamente, 200 visitantes durante todo o evento.
“A dança não é só uma forma de expressão corporal, ela traz uma bagagem cultural que vem se difundindo ao longo dos anos e precisa ser preservada. Juntamente com a nossa escola de dança, o Sesc leva para o público, um pouco da tradição dos povos negros, suas raízes e ritmos importantes na diversidade cultural da nossa região”, afirma Letícia de Fátima Morais, instrutora de atividades artísticas do Sesc Ler Goiana.
A programação tem início nesta segunda-feira (18), a partir das 14h30, com o “Experimento RIO”, que surgiu a partir da leitura do livro “Tudo é Rio”, de Carla Madeira. Juntamente com as mulheres da turma de dança da terceira idade do Sesc Ler Goiana, esse experimento irá unir ritmos de ciranda e coco de roda em ensaio aberto ao público realizado no teatro da unidade.
Já na terça-feira (19), a agenda será com o grupo Manifesto Popular Cultural, que vem apresentando o “Espetáculo Raízes e Ritmos: Dançando a Cultura Popular”, trazendo trechos da dança do caboclinho, frevo, maracatu, cavalo marinho e ciranda, a partir das 15h, na Galeria de Artes Mestre Zé do Carmo.
No dia 21 de novembro, a Santa Casa da Misericórdia, em Goiana, receberá a roda de conversa “A dança das Pretinhas do Congo de Goiana”, falando sobre suas características e tradições, sendo ministrada pelo diretor coreógrafo do grupo, Nino Lima, a partir das 10h. Já às 19h, o pátio de eventos do Sesc receberá um aulão de ritmos afros, em parceria com professores de zumba e da escola de dança da unidade.
Por fim, no dia 22 de novembro, a partir das 14h30, a programação encerra com a apresentação do grupo Cavalo Marinho Estrela Brilhante, um dos mais importantes representantes da cultura popular de Pernambuco, conduzido pela mestra Nice Teles.