Parceria marca a primeira edição de projeto de desenvolvimento e fomento da comunidade da Zona Norte do Recife. A celebração acontece neste sábado (23/11) e é aberta ao público, com acesso gratuito
O Largo do Maracanã, na Zona Norte do Recife, vai receber, no próximo sábado (23/11), o Festival Jenipapo em Cena, com um dia de atividades gratuitas para a população. A atividade é uma realização do Sesc, integrando as atividades assistenciais, esportivas, recreativas e culturais, por meio do Projeto Território Comum, do Departamento Nacional do Sesc.
O projeto chega pela primeira vez ao Recife e foi encabeçado pelo Sesc Casa Amarela, desde maio deste ano. Como premissa do Território Comum, o ponto de partida foi a escolha pelo bairro, o Córrego do Jenipapo, e seguiu com um trabalho de mapeamento, escuta e protagonismo da comunidade.
“É uma iniciativa que reforça a importância da articulação com os espaços, mas sob a ótica de quem dá vida ao local. O Festival marca o trabalho desenvolvido coletivamente durante todos esses meses e deixa como legado a força de mobilizações em rede e a autonomia dos territórios”, analisa Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE.
Para a realização do Território Comum, o Sesc contou parceria com o Coletivo Jenipapo em Foco, atuante há mais de 10 anos na comunidade. A unidade articulou encontros, mobilizou moradores e associações em trocas e imersões pelo lugar. Nesses momentos, os participantes puderam compartilhar suas vivências, explorar potencialidades e propor soluções para o desenvolvimento artístico, social e econômico do bairro.
Um dos resultados é o Festival Jenipapo em Cena, realizado a várias mãos, incluindo moradores e parceiros. “Ele foi pensado pelos residentes do bairro, com a orientação do Sesc, por meio de reuniões comunitárias, oficinas formativas e palestras com foco no empreendedorismo, reunindo pessoas do próprio local, seja como fazedor seja como participante no dia. E é ainda mais importante que a gente receba outras comunidades para que percebam a potência que é este projeto e a corrente criada entre os vizinhos por meio desse trabalho coletivo”, comenta Janf Gomez, idealizador do Coletivo e educador social no Território Comum.
Toda a curadoria da programação, que contempla escolas municipais em atividades de 18 a 22, considerou a identidade e os agentes do bairro. O sábado (23) é dia de maior mobilização popular, com expectativa de contemplar aproximadamente 400 pessoas no Largo do Maracanã.
Durante o dia, o espaço contará com atividades diversas, a partir das 8h. Por lá, serão realizados serviços de saúde e bem-estar, como massagem, limpeza de pele, spa para mãos e cortes de cabelo masculino. O acesso a essas atividades acontece até às 13h, por ordem de chegada.
Dialogando com a força cultural do bairro, durante todo o dia, das 9h às 22h, mais de 30 empreendedores vão participar de Feira Criativa, um espaço dedicado ao fomento de pequenos negócios. São produções artesanais, que vão desde acessórios e vestuários até gastronomia e artesanato. Às 9h, haverá o “Mutirão spray de barro”, intervenção de arte urbana que contará com pintura de painéis com artistas de graffiti e muralismo, sob a direção do produtor cultural Diógenes Kapi.
No período da tarde, o palco do Festival receberá mais de 10 atrações culturais. Das 14h às 21h, o espaço Banda Renove-se, Batalha da Base, MC Aquim Tornado, Grupo Reviver com participação do dançarino Wanderson Lima, que também fará performance de dança, Maracatu Nação Tupinambá, Largados DJs, Oz Caras do Pagode, DJ Breno Bazante e Junior Paz. Durante a programação, às 16h, um cortejo percussivo sairá da Escola Erundina Negreiros de Araújo em direção ao palco. “É um dia de muita celebração e marca a conclusão de um projeto importante, que seguirá com o apoio do Sesc, mas sob liderança do Coletivo e dos moradores”, comenta Ladjane Carvalho, gerente da unidade de Casa Amarela.
Leitura – como forma de criar um espaço para o fomento da leitura e conhecimento, o BiblioSesc, biblioteca itinerante do Sesc, estará presente na sexta-feira (22), no Largo do Maracanã, das 9h às 12h e das 14h às 17h. São mais de três mil exemplares de livros e revistas para consultas e leituras de títulos para crianças, jovens e adultos. Quem tiver o Cartão do Sesc atualizado pode fazer empréstimo de títulos.