As artes visuais voltam a ganhar destaque no Sertão do São Francisco a partir desta segunda-feira (9/12), às 19h, com a abertura do UNICO – Salão de Arte Contemporânea do Sesc Pernambuco, na Galeria de Artes Ana das Carrancas, no Sesc Petrolina. Em sua 16ª edição, o Salão reúne obras inéditas de três artistas que exploram o conceito de “Déjà vu”. A visitação é gratuita.
Nesta edição, foram selecionados nove projetos artísticos, que vão ocupar a Galeria de Arte Ana das Carrancas, no Sesc Petrolina e Galeria de Arte do Sesc Casa Amarela, no Recife. Com a curadoria da instrutora de atividades artísticas do Sesc, Lys Valentim, Petrolina receberá três desses trabalhos, das artistas Laura Pash, Sarah Rafaely e Bruna Acioly.
Em uma proposta curatorial que mira no passado lançando olhar para o futuro, o UNICO associa ao Déjà vu, expressão de origem francesa que faz referência a sensação de já ter vivido algo, ao termo africano Sankofa, ideograma que lembra a importância de voltar ao passado não com o peso da nostalgia, mas com o propósito de aprender, de resgatar. “Esse movimento contínuo entre o que já foi vívido e o que ainda está por vir é a alma que pulsa entre o Déjà vu e o Sankofa: a lembrança como ferramenta de construção, onde passado e futuro se entrelaçam e nos orientam”, destaca Lys Valentim.
Sob o título de “Reverberações do Desconhecido”, as obras de Laura Pash exploram personagens que enfrentam crises e encontram resiliência em meio ao caos contemporâneo. Bruna Acioly, apresenta a obra “Memórias Cartográficas Sobre Um Nordeste de Papel”, que leva o público a uma jornada de resgate e coleções de memórias culturais do Sertão pernambucano. Sarah Rafaely, apresenta uma proposta de reflexão sobre a temporalidade em sua obra “Memória de quem já fui, do que vivi, do que era e que não sou mais”.
Após a vernissage, na segunda-feira, O UNICO fica aberto à visitação pública até o dia 9 de fevereiro, de quarta à sexta das 08h às 19h, sábado de 16h às 20h e domingo de 12h às 16h.