De 11 a 15 de dezembro, Petrolina volta a ser a capital sertaneja do movimento. Com o tema “Trajetórias no Tempo Espiralar”, a Qualquer Um dos 2 Cia de Dança (QQU2) realiza a 13ª edição da Mostra 14 de Dança. A programação leva oficinas, espetáculos gratuitos e vivências para os artistas participantes à diversos espaços culturais de Petrolina. A Mostra tem o incentivo do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, Secretaria de Cultura de Pernambuco e apoio do Sesc, da Casa Cores, Abajur Soluções Audiovisuais, Espaço Cultural Janela 353 e Café de Bule.
Criada para homenagear o bailarino Ailton Marcus, considerado um dos precursores da dança contemporânea em Petrolina, que nasceu no dia 14 de dezembro e faleceu em março de 2009, a Mostra acontece desde 2012. Este ano, a QQU2 reverencia a trajetória de 40 anos dedicados à dança do homenageado da edição, o bailarino Jailson Lima, artista fundador do grupo, que se destaca como um dos nomes mais importantes da dança contemporânea, em Pernambuco.
O tema escolhido, “Trajetórias no Tempo Espiralar”, é o conceito que inspira e anuncia a curadoria da Mostra 14 de Dança em 2024. “Essa jornada singular percorrida por mim e muitos artistas envolve experiências, aprendizados, desafios e conquistas ao longo de um tempo espiralar, como aponta Leda Maria Martins, tempo que se curva para frente e para trás mirando futuros. Nêgo Bispo lembra que “nossas trajetórias nos movem, nossa ancestralidade nos guia”. Seguindo essas pegadas e sendo guiado pelos rastros da ancestralidade negro-indígena no território ribeirinho, é que a Mostra 14 de Dança na sua 13ª edição convoca artistas de diversos contextos, para vivenciar junto a Qqu2 movências, que inspirem a construção futuros outros”, explica Jailson Lima, que também assina a curadoria da Mostra.
As atividades acontecem em em diversos espaços culturais de Petrolina, com a participação de artistas de diferentes contextos, para fazer do Sertão Sanfranciscano uma “comunidade temporária de dança”, como propõe o escritor Ailton Krenak, com o compartilhamento de experiências e vivências.
No dia 11, das 15h às 18h, a renomada dançarina e diretora Denise Stuz (Rio de Janeiro – RJ), ministra a oficina Vivência, no Sesc. À noite, com o mesmo tema, Vivências, a oficina será ministrada por Thiago Alixandre (Votorantim/SP). As atividades da manhã do dia 12 serão voltadas apenas para os artistas participantes da Mostra, em atividades integrativas na Ilha Massangano. A partir das 17h30, o público poderá conferir a performance “Samba da Peba Veia” com Mel Nogueira (Petrolina/PE); o espetáculo “Pedra de Fogo” (em processo), com Qualquer Um dos 2 Cia de Dança (Petrolina/PE);“O Canto do Barro” com Fykyá Pankararu (Tacaratu/PE);“Aterrágua”, com Cia de Dança do Sesc (Petrolina-PE). A noite será encerradas com o show “Encruzilhada”, com Camila Yasmine, Carina Oliveira e DJ Werson (Petrolina-PE/Juazeiro-BA) e discotecagem do DJ Werson (Juazeiro-BA).
Na sexta-feira (13), no Espaço Cultural Janela 353, acontece a partir das 15h, a exibição do Filme “Batuk-ajé – Um batuque que ecoou”, da Qualquer Um dos 2 Cia de Dança (Petrolina-PE) e Conversa de Boca Cheia: Trajetórias no Tempo Espiralar, com artistas participantes da Mostra. Às 19h, na Casa Cores, Mel Nascimento (Juazeiro-BA), apresenta o espetáculo “Lar de Idades”. Às 20h, a Mostra Ailton Marcus de Solos e Duos apresenta performances “SegunDança”, resultado do projeto realizado pela QQU2 às segundas-feiras no espaço. Às 21h é a vez da Turma de Dança Contemporânea do Sesc (Petrolina/PE) apresentar “A aventura Errante da Desilusão”.
Sábado (14), a programação acontece no Sesc Petrolina. Pela manhã, será realizada a Oficina com Fykyá Pankararu (Tacaratu/PE). A partir das 19h, no Teatro Dona Amélia Sesc Petrolina serão encenadas a Conferência coreográfica “IN-TRÓPICOS” com Thiago Alixandre (Votorantim/SP) e, sem seguida, o espetáculo “Nego D’água”, com André Vitor Brandão (Petrolina/PE).
O encerramento da Mostra será no domingo (15). Na Ilha do Massangano (Terreiro de Dona Peba), das 10h às 21h, com performance “Nódoa”, de Daniela Amoroso (Salvador/BA); “O homem na Prancha”, com Edson Beserra (Brasília/DF); “DeCor” com Denise Stutz (Rio de Janeiro/RJ). O DJ Tássio anima a despedida da festa com muita música.