O Projeto de Música Leão do Norte, idealizado pelo Sesc Pernambuco, com o objetivo de fomentar a produção musical autoral, vai realizar duas oficinas, neste mês de dezembro, no Centro Cultural Sesc, em Garanhuns. O curso de Técnicas Vocais será ministrado por Surama Ramos, do dia 11 ao dia 13, e o de Guitarra Pernambucana terá como facilitador Fred Andrade, nos dias 17 e 18. Inscrições abertas, na Central de Relacionamento do Centro Cultural. As aulas serão sempre das 19h às 22h.
O curso de Surama Ramos é voltado para cantores, atores, professores e oradores, que buscam técnicas para desenvolver a performance vocal. Também podem participar das aulas os iniciantes ou experientes, a fim de aprimorar as habilidades de canto, e pessoas interessadas em descobrir e potencializar a própria voz. Já a formação de Fred Andrade tem como público-alvo instrumentistas profissionais ou iniciantes nas técnicas de violão e guitarra, apaixonados pela musicalidade pernambucana.
As inscrições podem ser feitas até momentos antes do início das aulas. A taxa é de R$ 50. Trabalhadores do comércio e seus dependentes, com a Credencial Sesc atualizada, têm desconto e pagam R$ 25. “Ao recebermos esses cursos, temos a certeza de que o Centro Cultural Sesc, maior complexo artístico do Interior de Pernambuco, fortalece, ainda mais, a sua vocação de ser um espaço de excelência na formação e propagação das artes”, afirma Rita Marize, gerente do Centro Cultural Sesc Garanhuns.
Facilitadores – Surama Ramos é uma renomada profissional na área vocal, conhecida por sua abordagem prática e eficiente no ensino de técnicas que ajudam a aprimorar o timbre, ampliar o alcance vocal e melhorar a dicção. Fred Andrade é compositor, guitarrista, violonista. Já se apresentou com Elba Ramalho, Dominguinhos, Quinteto violado e Naná Vasconcelos. Tem vasta experiência em gravações de trilhas para cinema e jingles. Circulou em três turnês internacionais, realizando masterclasses e apresentações em conservatórios na França, Espanha, Holanda, Portugal, Argentina e Chile. Atualmente, é professor na Universidade Federal de Sergipe.