O Sesc Petrolina realiza, a partir da próxima segunda-feira (21/3), a quinta edição do projeto teatral Experimenta Cena. A iniciativa oferece programação gratuita até o dia 31 de março, celebrando o Dia Mundial do Teatro e o Nacional do Circo, ambos comemorados no dia 27 de março, propiciando a qualificação de atores e diretores, além de promover o fortalecimento da cena local com a criação de um ciclo produtivo que passeia entre a formação, criação e a continuidade.
A abertura (21/3) será comandada pelo Núcleo de Teatro do Sesc Petrolina, que sob orientação da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre, apresenta “Procura-se um Corpo – Ação n° 3”, às 19h, no CEU das Águas Rio Corrente. No enredo, a história de milhares de brasileiros que exigem que o Governo Federal investigue o paradeiro das vítimas desaparecidas durante o regime militar.
Nos dias 22 e 23, a Companhia Biruta mostra no Palco do Teatro Dona Amélia “Cenas Ribeirinhas”, resultado de uma pesquisa realizada com grupos de comunidades tradicionais do vale do submédio São Francisco. Na grade de atrações estão ainda “O Mendigo ou Cão Morto” (24), “A Valsa de Nelson Rodrigues” (25 e 28), “Cenas Benditas” (26), “A Insurreição do Amor” (27).
A programação inclui ainda mesa redonda e workshop. No dia 29, o Teatro Dona Amélia recebe o debate sobre “Reflexos da Cena Contemporânea no Teatro do Vale”, com a presença da Companhia Biruta, do Núcleo de Teatro do Sesc Petrolina, do Grupo Sarau das Seis e da Trup Errante. A mediação será comandada por Cátia Cardoso. Já nos dias 30 e 31, haverá o workshop Cenas Ribeirinhas, às 18h, no CEU das Águas.