Na manhã de ontem (26), a sala Carlos Varella abriu sua segunda sessão com a mediadora, produtora cultural e artista Poliana Lima Bicalho, que apresentou, com base em experiências vivenciadas com alunos, a didática que acontece antes das visitas a museus e teatros. Representando o Sesc Senac Pelourinho, ela explicou o processo de estimulação de sentidos feito em sala de aula: A Ação Mediação Cultural – Formação do Espectador no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, em Salvador (BA).
Com o objetivo de fortalecer o espaço do teatro como artístico e pedagógico, Poliana buscou integrar o público à obra que seria assistida. Seu processo foi dividido em três etapas: o pré espetáculo (sensibilização), durante (apreciação) e o pós-espetáculo (reverberação). “O espectador deve ser enxergado como sujeito de direito, isso inclui participar de todas as etapas da obra, se sentir efetivo e acreditar que o espaço do teatro é aberto a todos” relatou a mediadora.
Poliana acredita que essa preparação aflora os sentidos dos alunos e as obras passam a ser assistidas com mais interesse e conhecimento, recebendo um retorno muito mais positivo.