Com a expectativa de atender cerca de duas mil pessoas, oferecendo em único local serviços de saúde e cidadania gratuitos, o Projeto Colmeia Comunidade chega ao bairro do Alto José do Pinho, na zona norte do Recife. A iniciativa acontece nesta sexta-feira (16) na Escola Dona Maria Tereza Corrêa. O atendimento será realizado das 8h às 12h e o objetivo da ação é possibilitar a prevenção de doenças e promover o bem-estar da população.
Entre os serviços de saúde, serão oferecidos teste de glicemia, de Hepatite B e C, aferição de pressão arterial, além de orientações sobre a saúde da mulher, o tabagismo e de doenças como tuberculose, hanseníase, diabetes, dengue e leptospirose. Haverá também teste rápido de Sífilis e HIV, onde serão distribuídas 50 fichas para estes atendimentos. O Núcleo de Apoio aos Portadores de Hepatite (NAPHE) participará do evento fazendo palestra sobre a prevenção e promoção da saúde bucal.
Os moradores do Alto José do Pinho poderão receber hipoclorito para purificar a água e fazer o cadastro e atualização do Cartão do SUS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, será movimentada orientação sobre a gravidez na adolescência e oficina sobre o aproveitamento integral dos alimentos.
“O Colmeia Comunidade vai atingir amplamente o público que possui pouco acesso a serviços de saúde e cidadania, garantindo mais qualidade de vida a eles. Vamos oferecer um leque de ações reunidas em único local, facilitando aos moradores serem beneficiados sem precisar se deslocar do seu bairro”, explicou a coordenadora de Saúde e Meio Ambiente do Sesc Pernambuco, Mônica Regina.
Já na área de cidadania, o público poderá receber orientações jurídicas, informações aos segurados do INSS, como os direitos previdenciários e a contagem de tempo de serviço. Na escola, a Defensoria Pública estará fazendo o encaminhamento de habilitação para casamento, retificação de Registro Civil, além de orientações sobre divórcio, investigação de paternidade, pensão alimentícia e o direito do consumidor. Os moradores também podem fazer corte de cabelo com profissionais do Senac.
Realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o Colmeia Comunidade conta com parceria da Rede Globo.