De 3 a 14 de outubro, ocorre a 8ª Mostra de Artes Cênicas Marcos Freitas, que tem como objetivo principal promover o acesso às múltiplas linguagens artísticas, possibilitando à produção regional um diálogo com a temática em questão através da arte. A programação conta com exposições, espetáculos de dança, teatro e música, intervenções de artes visuais e moda, além de exibições de filmes. As ações acontecem na unidade do Sesc Garanhuns, Parque Ruber van der Linden, Espaço Cultural Luís Jardim, Biblioteca Casa da Gente, Quilombo Estivas, Quilombo Estrela (Garanhuns) e Quilombo Atoleiro (Caetés).
Em sua 8ª edição, a programação foi construída com a proposta de discutir as relações entre os territórios e suas histórias, a mulher e seu papel de resistência na sociedade. Toda a programação é gratuita e aberta ao público. A contação de histórias abriu as atividades do projeto no dia 3. Já nesta terça-feira (4), o Restaurante Chá Preto recebe, às 15h, “Vivências” com o Grupo Bela Idade do Sesc Santa Rita. O Parque Ruber Van der Linden às 15h30 tem contação de história com o tema “Cantos da Carochinha”, que será realizada por Lara Sales e Arly Arnould. À noite, é a vez do espetáculo “A Visita”, do grupo Arte-Em-Cena, de Caruaru.
Na quarta-feira (5), o dia começa com o Painel Grafitti Artes comandado por Alysson Souza, Lucas Chaves e LilasBruce no Quilombo Estivas. Lá, durante o dia, também haverá os espetáculos “Aruá, o Boi Encantado”, da Troupe Azumule, e “Espelho da Lua”, da Tropa do Balacobaco. Já no Sesc, haverá o lançamento do livro “Caminhos para a Dramaturgia do Pertencimento”, de Emanuella de Jesus, às 16h, e o musical Cantoras da Rádio às 20h.
Na programação, entre os destaques está a apresentação do espetáculo “Soledad, a terra é fogo sob os nossos pés”, da Cria do Palco, nesta quinta-feira (6), às 20h, na unidade do Sesc. No dia 7, a agenda traz o recital “Vozes da Resistência” com Hilda Torres, Josimar Araújo, Stephany Metódio e Yalle Feitosa, e em seguida, tem música de tradição com o Samba de Coco Trupé de Arcoverde e Adiel Luna.
O Quilombo Atoleiro, em Caetés, terá movimentação intensa no dia 8 de outubro. Por lá, a agenda começa cedo, às 9h, com painel de grafitti, contação de histórias e o Samba de Coco Trupé de Arcoverde e Adiel Luna. Neste mesmo dia, o Luau Quatro Estações recebe o show do Clube Reggae Sounds, às 19h, e além disso, terá leitura dramatizada, apresentação do Mestre Juarez do Timbó, de Hercinho tocando a viola veia, e do Black in Blues.
Entre os dias 10 e 14 deste mês, a Mostra de Artes Cênicas Marcos Freitas leva aos moradores da cidade o espetáculo “Cárcere” (11), “Re-te-tei” (12), o show “Ritalinos: todas as mulheres do mundo” (13), além das exposições “Poesia Muda”, de Joyse Torquato, e a “Musicalidade na Poética Feminina”, assinada por Maurilo Matos. O encerramento, no dia 14, começa à meia -noite com encontro de artistas. Depois segue com a peça “O Rico Avarento”, o teatro de bonecos “Folias”, contação de histórias para crianças e a leitura dramatizada “Os Miseráveis”. A programação completa pode ser conferida no Facebook da instituição (https://www.facebook.com/sescpe/).