Os escritores Mário Rodrigues, da cidade de Garanhuns, e Franklin Carvalho, da Bahia, vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2016, nas categorias “Conto” e “Romance”, respectivamente, visitam as cidades de Garanhuns e Recife para participar de bate-papo e apresentar seus livros publicados pela editora Record, que terão circulação nacional. Em Garanhuns, o encontro acontece neste sábado (10/12), às 20h, no Salão de Eventos do Sesc e contará com a mediação de Frederico Girauta, do Departamento Nacional da instituição. Já na segunda-feira (12/12), às 19h, o Sesc Santa Rita, em Recife, recebe os convidados. Durante o lançamento, o ator Adriano Cabral apresentará uma performance baseada em trechos das obras premiadas este ano.
Autor da coletânea de contos curtos Receita para se fazer um mostro, que tem como inspiração cenas da sua infância vividas nos anos de 1980, Mário Rodrigues, de 38 anos, é pós-graduado em língua portuguesa, literatura e redação. A obra, escrita entre os meses de janeiro e maio de 2009, estabelece um vínculo entre as experiências infantis, descobertas, personalidades e amores vividos no início da década. O escritor começou a entrar no mundo da literatura quando ganhou uma máquina de escrever do seu pai, produzindo para ele um conto. Mário é um dos talentos revelados pelo Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte, criado pelo Sesc Garanhuns, em 2008.
Já Franklin Carvalho, de 47 anos, conquistou a categoria “Romance” com o título Céus e Terra, que conta a história do menino Galego, convocado aos 12 anos para salvar um cigano crucificado e acaba morrendo. No enredo, o personagem transcende a morte e acompanha uma família de pessoas simples do sertão baiano, observando momentos de alegria e de dor, além do comportamento da cidade em relação à religião e à morte. O autor é pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e assessor de imprensa do Tribunal do Regional do Trabalho.
Os livros foram publicados com tiragem inicial de dois mil exemplares. Lançado em 2003, o Prêmio Sesc de Literatura identifica escritores inéditos com obras que possuem qualidade literária para circulação acional. Já foram revelados 23 novos escritores, que além de ganhar o prêmio, são incluídos nas programações literárias do Sesc.