Moradores do município de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco, vão receber serviços preventivos e curativos odontológicos gratuitos, como tratamento e restauração, remoção de tártaros, além de ações educativas. A ação acontece na unidade móvel do OdontoSesc, que realizará 220 atendimentos por semana no município até o mês de julho. A inauguração acontece nesta sexta-feira (10/3), às 15h, na Avenida Leopoldo Lins, s/nº, no Centro. Participam da solenidade o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Pernambuco, Josias Albuquerque, e o prefeito do município, Sérgio Hacker.
As consultas começam na segunda-feira (13), no mesmo endereço da solenidade, e os interessados em receber o atendimento devem se dirigir à Secretaria de Saúde para fazer o agendamento. Com o objetivo de promover a qualidade de vida da população através dos cuidados com a saúde bucal, a unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Entre os procedimentos realizados estão restauração dentárias, aplicação de flúor, profilaxia, polimentos e pequenas cirurgias orais.
A estrutura da unidade móvel conta com quatro consultórios, sala de raio-X, central de esterilização e escovódromo. Serão quatri meses de operação em Tamandaré e agenda contempla ações educativas nas escolas e creches, além de capacitações de professores e agentes de saúde. Haverá, ainda, palestras sobre cárie, doenças da gengiva e câncer bucal. “É preciso, sobretudo, mostrar às pessoas a importância dos cuidados em saúde bucal. Ter saúde na boca é bom para o corpo inteiro. Participar do Projeto OdontoSesc é uma oportunidade valiosa de receber orientações e serviços de qualidade”, destaca o gestor do OdontoSesc, Thiago Picanço.
Em 2016, o projeto realizou mais de 12 mil atendimentos odontológicos em duas unidades móveis e mais de 20 mil pessoas foram sensibilizadas pelas ações educativas e preventivas.
Projeto – O OdontoSesc funciona em Pernambuco desde 2001. Atende a população dos grandes centros urbanos e de cidades do interior, em parceria com as Prefeituras. O objetivo do projeto é contribuir para a redução dos índices da doença cárie, promovendo saúde bucal, inclusão social, resgate da cidadania, elevação da autoestima e qualidade de vida da população.As unidades já percorreram o Estado do litoral ao sertão, sendo desenvolvido em mais de 60 cidades.