Com um recorte composto por 33 fotografias em preto e branco, a exposição “Antunes Filho: o Poeta da Cena”, que já circulou pelo país, chega ao Recife nesta sexta-feira (10/03). A mostra retrata importantes espetáculos dirigidos por uma das maiores referências brasileiras nas três últimas décadas, através do olhar do fotógrafo Emidio Luisi, curador das obras. O vernissage acontece às 17h na Galeria de Artes Corbiniano Lins no Sesc Santo Amaro.
No acervo, o público pode conferir “Trono de sangue Macbeth” (1992), “Paraíso Zona Norte” (1989) e “A Pedra do Reino” (2006). Emidio Luisi, que reside em São Paulo, é fotógrafo desde a década de 1970. Ele é especialista em fotojornalismo e fotografia de dança, teatro e etnofotografia. Acompanha a carreira de Antunes desde “Macunaíma”, em 15 de setembro de 1978, no Theatro São Pedro. De lá para cá, foram vários espetáculos, todos registrados pela câmera de Luisi.
A exposição valoriza a fotografia de cena, uma especialidade para documentar essa linguagem, o que estimula a relação da arte cênica e a visual. As obras são de propriedade do Departamento Regional do Sesc em São Paulo.
A visitação pode ser realizada gratuitamente até o dia 28 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados através de agendamento prévio pelo telefone (81) 3216.1728. A Galeria de Arte Corbiniano Lins fica localizada na Rua Treze de Maio, nº 455, dentro do Sesc Santo Amaro.
Durante o período de exposição, haverá várias ações formativas. Entre elas estão: o “Laboratório Cênico”, que acontece de 13 a 28 de abril, e é um processo de experimentações ministrada por Quiercles Santana para alunos de teatro. A iniciativa será realizada às segundas, das 19h às 22h e aos sábados, das 9h às 12h. A programação traz ainda “Acena pra mim – roda de diálogos sobre procedimentos criativos”, no dia 7 de abril, para diretores e arte educadores sobre práxis na condução de processos criativos do ator, às 19h30. O acesso as ações são gratuitas e os interessados em participar podem se inscrever no ponto de atendimento do Sesc Santo Amaro. Mais informações estão disponíveis no site da instituição (www.sescpe.org.br).
Antunes Filho – Nascido em São Paulo, no bairro da Bela Vista, o diretor destacou-se em meio à primeira geração dos encenadores modernos do Brasil. Dirigiu grandes nomes da cena nacional e se consolidou com espetáculos como: “O Diário de Anne Frank”, de Francis Goodrich e Albert Hackett (1958), “Plantão 21”, de Sidney Kingsley (1959), “Yerma”, de García Lorca (1962) e “Vereda da Salvação”, de Jorge Andrade (1964). Desde 1982, Antunes Filho coordena o Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) no Sesc Consolação (SP), um dos mais importantes celeiros do teatro brasileiro.
Galeria – Inaugurado em 4 de setembro de 2015, o espaço recebeu o nome em homenagem ao artista José Corbiniano Lins. A abertura apresentou a mostra “Silêncio da Forma” com 30 esculturas, divididas no formato de parede e base. Em 2016, três exposições estiveram em cartaz no espaço: “Um mundo chamado Ferreira”, do artista Ferreira, “Corpo Du Som”, de Luthier Veras, e “Bela Aurora do Recife”, de Wilton de Souza, onde foi apresentado 80 trabalhos, entre gravuras, pinturas, capas de discos e livros resultantes da oficina “Arte Expográfica: expografia, produção e montagem de exposições”.