Facilitar o acesso a produção literária local e nacional. Esse é o mote do Arte da Palavra, projeto que aporta pela primeira vez no Estado. De março a outubro, serão realizados encontros com autores pernambucanos e de outras regiões do país, oficinas com temáticas variadas, além de sarau e apresentação de manifestações orais. Desenvolvido pelo Sesc, a iniciativa é considerada uma das maiores de literatura no Brasil.
A ação passará pelas cidades do Recife, de Garanhuns, Arcoverde, Surubim, Caruaru, Belo Jardim, Buíque, Triunfo, Bodocó e Petrolina. Desembarcam aqui os renomados nomes da literatura nacional: Gloria Kirinus, Marcos Peres e Luis Pellanda (PR), Dennis Radüns e Paulo Scott (SC), Ninfa Parreiras (RJ), Cintia Moscovich (RS), Carlos Correia Santos e Antonio Moura, (PA), Débora Ferraz (RS), Carlos Abelhão (ES), Henrique de Medeiros (MS) e Ronaldo Bressane (SP).
Além deles, o projeto contará com a participação de 13 pernambucanos. São eles: Cida Pedrosa, Sidney Rocha, Clarice Freire, Walter Santos, Gleison Nascimento, Junior Baladadeira, João Lin, Luna Vitrolira, David Henrique Biriguy, Meca Moreno, Myrna Maracajá, Pedro Américo, Alexandre de Barros e Stephany Cristyne. Eles vão circular pelo país, conhecendo as peculiaridades de cada região por onde vão passar e apresentar, através do olhar de cada um, a literatura produzida no Estado.
“O nosso intuito é promover o acesso da população à leitura, o que contribui para o desenvolvimento social e cultural, além de incentivar o surgimento de novos autores e leitores, integrando toda a cadeia literária”, defende o gerente de Cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho.
Composto por três eixos, o Arte na Palavra tem como objetivo valorizar as obras, os autores e as novas formas de produção literária. A ação é formada pelos circuitos de “Autores” que divulga os escritores nas cidades, o de “Oralidades” com saraus, apresentações de poesia e outras manifestações, sendo direcionado para contadores de histórias, e o de “Criação Literária” que traz oficinas com temáticas variadas para exercitar a prática da escrita nas diferentes formas, além de criar leitores com maior bagagem.
Artes da Palavra – O Departamento Nacional do Sesc inicia o projeto este ano em Pernambuco. O circuito envolve 13 Regionais, mais o Sesc Paraty e a Escola de Ensino Médio (Esem). Ao todo, 48 cidades recebem a ação. Serão 260 atividades literárias com a participação de 94 profissionais, sendo 13 de Pernambuco.