Sesc Santo Amaro realiza inscrições até 12 de fevereiro.
O Sesc em Santo Amaro abre oportunidade para novo curso de formação de ator e atriz este ano. O Curso de Interpretação para Teatro (CIT) da unidade oferece dois anos e meio de atividades formativas visando uma formação ampla do ator de teatro. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição e passar pelo processo seletivo da nova turma.
Para participar da seleção, o candidato precisa ter mais de 18 anos e pelo menos um curso de iniciação ao teatro ou oficina em qualquer instituição de ensino. A inscrição é gratuita e pode ser realizada até o dia 12 de fevereiro, das 14h as 20h, na coordenação de cultura do Sesc Santo Amaro, localizado na Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro. No ato de inscrição, basta preencher uma ficha e entregar o currículo.
A partir deste momento acontece a seleção que consta das seguintes etapas: apresentação do curso e atividade escrita (15/2); atividade prática coletiva (16/2) e apresentação (17,18 e19/2). O resultado será divulgado dia 22 de fevereiro, por email e site do Sesc. A turma será composta por 20 alunos, os quais podem se matricular de 23 a 26 de fevereiro, iniciando as aulas dia 29. A mensalidade do CIT é de R$ 75 (comerciários e dependentes) e R$ 150 (público geral).
O CIT – Dividido em 5 módulos, o curso dura dois anos e meio e possui um triângulo de sustentação pedagógica baseado em noções do trabalho com o corpo-voz para a cena, o uso apropriado do texto no teatro e da ética do ofício do ator. A cada módulo uma equipe nova de professores é convidada somando diferentes experiências. Para 2016 estão confirmados como professores do primeiro módulo: Anamaria Sobral, Flávia Layme, Maria Clara Camarotti, Rodrigo Cunha e Silvinha Góes.
Os alunos que ingressarem no CIT também podem esperar encontros regulares e graduais com espectadores através das disciplinas eixo de interpretação de cada módulo. A turma anterior, formação 2013 -2015, apresentou 5 montagens didáticas ao longo das aulas: “Delícias Terrenas”, com direção de Rodrigo Cunha; “Família Real”, com direção de Roberto Lúcio; “Alguém para Fugir Comigo”, direção de Quiércles Santana; “Despertares: um olhar sobre o Despertar da Primavera” e “Nossa Cidade”, com direção de Malú Bazán.
Rodrigo Cunha, professor de teatro do Sesc, explica que o Curso de Interpretação para Teatro do Sesc é atualmente em Pernambuco a ação mais consistente em formação teatral devido a um projeto político pedagógico elaborado, à uma equipe de professores e convidados composta por artistas/professores renomados no meio teatral, à carga horária do curso e à estrutura da instituição que garante aulas e apresentações no Teatro Marco Camarotti, Sala de Dança e Banco de Textos Teatrais, além de um acervo de livros sobre teatro na biblioteca da instituição.
“Ao longo do curso e após o término da primeira turma já percebemos alguns frutos: há um grupo teatral surgido, o Amaré; alguns alunos foram em busca de uma formação em cursos superiores de Artes Cênicas em Recife e no Rio de Janeiro; outros estão envolvidos em demais grupos e participando de espetáculos teatrais na cidade. Para a nova turma, as expectativas são de continuidade a um processo exitoso que foi bem avaliado pelos professores e alunos”, complementa Rodrigo.
Deixe um comentário